Chocolate: a tentação em forma de doce

Ele tem um dia exclusivo lembrado mundialmente. Quem não gosta, não gosta; quem gosta, ama! Ele presenteia, alegra, adoça, é ingrediente de muitas receitas e faz parte de bons momentos de muita gente. Na data de 7 de julho é celebrado o Dia Mundial do Chocolate.

O chocolate é um produto feito a base do processamento das sementes do cacau. Ele é considerado umas das fontes de polifenóis – que é uma substância antioxidante. Além disso, é rico em flavonoides, ou seja, função cardioprotetora que é interessante para saúde cardiovascular. Com tantos atributos é difícil encontrar quem resista ou não goste de apreciar um pedaço, um bombom, um bolo ou uma barra de chocolate.

“A substância que tem função cardioprotetora, é interessante ressaltar que ao ingerir o produto, ele pode exercer efeito positivo ao organismo ao contribuir com o controle da pressão arterial, além de melhorar a sensibilidade à insulina. Contudo, vale destacar que precisa ser consumido com moderação e não cabe na dieta de todos”, explica a nutricionista, Deise Baldo.

CACAU: O INGREDIENTE – A profissional, relata que o chocolate é produzido com cacau – considerado um dos melhores alimentos da natureza. Ela acrescenta que o Brasil tem destaque na produção de cacau da América Latina.

“Em relação ao percentual de cacau no produto. É simples de calcular: quanto mais cacau tiver em sua composição, mais benefícios ele poderá trazer. O recomendado pelos especialistas é que o consumo seja, preferencialmente, por chocolates com mais de 70% de cacau, lógico que para um paladar mais ‘adocicado’ quando o chocolate tem em sua composição mais cacau vai ficar menos doce, porém, é o melhor”, pontua.

Deise comenta que o chocolate ao leite possui em sua composição, aproximadamente, 30% de cacau; já o meio amargo chega aos 41%, enquanto que o chocolate com mais teor de cacau é o amargo com os 70%.

PAIXÃO SEM EXAGEROS – “Independentemente da escolha a recomendação é a mesma: evitar os exageros. É uma conduta de autocontrole não comer em excesso, além disso, o ato de apreciar um alimento não acontece por meio do consumo deliberado”, alega a profissional.

A nutricionista também destaca que o consumo precisa ser controlado, pois é um alimento com elevada quantidade calórica e isso pode contribuir para o ganho de massa e, consequentemente, o aumento de peso. Ela conclui ao citar que a quantidade recomendada é aproximadamente 30 gramas ao dia.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.