Champions League bate recorde de times patrocinados por bets

As bets inseridas no futebol não são apenas uma realidade do brasileiro, essas empresas também estão ganhando cada vez mais espaço no futebol europeu e prova disso é o patrocínio massivo que elas têm nesta temporada da Champions League. Inclusive na temporada 2024/25 elas estão em 33% dos times participantes da competição continental, entretanto, alguns destes patrocínios precisaram ser retirados em jogos da liga.

As casas de apostas estão em 11 dos 36 times da Champions League, que é composta apenas pelos melhores times de grandes ligas europeias. Este número é bem maior que do ano passado, onde só existiam 19% destas parcerias. Atualmente os times que tem esta forma de patrocínio são: Aston Villa, Young Boys, Celtic, Club Brugge, Dínamo de Zagreb, Inter de Milão, Shakhtar Donetsk, Sparta Praga, Sporting, Stuttgart e Slovan Bratislava.

A grande sacada destas empresas de bets, que oferecem jogos de cassino, como o Jogo do Tigrinho e apostas esportivas, é atrelar suas marcas ao setor em que atuam. No caso do futebol, estas parcerias são muito almejadas por toda visibilidade que o futebol atrai aos times, que inclusive por muitas vezes já contam com grandes torcidas. Porém, muitos países europeus vem criando políticas para controlar a publicidade de bets em times de futebol.

Clubes retiram logos de bets em jogos da Champions League

Mesmo que muito populares, as casas de apostas estão sofrendo restrições quanto aos patrocínios estampados nas camisas de alguns clubes, inclusive tiveram que remover suas marcas em jogos da Champions. Isto porque alguns times de países participantes da competição, tem regras bem específicas relacionadas aos patrocínios das bets, até proibindo-os, como no caso de países como a Espanha e Suíça.

Os times afetados por estas proibições em jogos da UEFA foram o Stuttgart, Aston Villa e Dinamo de Zagreb. Por exemplo, o Stuttgart jogou contro o Real Madrid sem a logo do seu patrocinador Winamax, a partida foi vencida pelos merengues por 3 a 1 e foi marcado pelo polêmico gol de Endrick, além de também significar a volta do Stuttgart ao torneio que estava 14 anos fora.

O time inglês Aston Villa teve que remover a marca de seu patrocinador no jogo contra o Young Boys, que aconteceu em Berna, na Suíça, e ainda venceram o jogo na casa dos adversários em uma goleada de 3 a 0. Por último o Dinamo de Zagreb, tradicional time croata, teve que retirar o patrocínio de sua bet para encarar o Bayern de Munique na Allianz Arena, partida que perderam por 9 a 2 para o time alemão.

Liga dos Campeões tem formado renovado

Não foi só na publicidade dos patrocinadores que a Champions League mudou, mas até o formato da atual temporada foi renovado. A liga deixou para trás o clássico formado de 8 grupos que dividiam 32 times, para um formato suíço de competição, onde cada time disputará 8 partidas, 4 em casa e 4 fora. As equipes serão selecionadas, conforme o campeonato avança, de acordo com as suas estatísticas.

Inclusive ao final desta fase, as 8 melhores se classificam direto para as eliminatórias da competição que levam até a grande final. Entretanto agora a Champions League também apresenta uma fase de playoffs que darão 2 vagas para as eliminatórias, onde estes times se juntarão aos outros que passaram diretamente. Estas vagas serão disputadas pelos clubes que ficarem entre o 9º e o 24º da Champions League.

Com estas mudanças a UEFA espera trazer para o torneio um formato mais competitivo, já que existirá uma maior variedade de clubes durante as fases da competição em disputa. Por mais que possam existir reclamações futuras quanto uma maior carga de jogos para os jogadores, este novo formato pode ser mais lucrativo, já que existirão mais partidas, e com isso uma maior venda de ingressos, direitos de transmissão e arrecadação com patrocínios.



.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.