Celebração de páscoa em Treze Tílias: uma jornada de tradição e cultura
Em Treze Tílias, o período da Páscoa não foi apenas marcado pela beleza das decorações, mas também por uma série de eventos que celebraram tanto a tradição quanto a exuberante natureza que envolve o município. Este ano, mais de 550 pessoas participaram da 33ª Trilha Ecológica de Páscoa trezetiliense – Ostern Wanderung, um evento que se destaca por sua conexão com o meio ambiente e pela promoção das riquezas culturais locais.
Segundo a secretária de turismo e cultura de Treze Tílias, Karina Pattis Reiter, a caminhada pela paisagem exuberante não apenas ofereceu uma oportunidade para desfrutar de matas, riachos e vistas panorâmicas deslumbrantes, mas também serviu como um lembrete poderoso da importância de preservar e apreciar o meio ambiente.
“Para nós, a Trilha Ecológica de Páscoa é mais do que apenas um evento anual. É uma oportunidade de nos conectarmos com a natureza, de celebrar nossa identidade como moradores de Treze Tílias e de compartilhar essa experiência com nossos visitantes”, conta Reiter.
Um dos momentos mais tocantes da trilha foi a visita à Capela Maria Dreizehnlinden, onde os participantes foram recebidos com música ao vivo e uma seleção de ovos cozidos decorados. Essa tradição austríaca, enraizada em séculos de história, não é apenas uma forma de alimentação, mas sim um símbolo de renovação da vida e da união entre as pessoas.
“Na Áustria, esta comemoração celebra a chegada da primavera. Já aqui no Brasil, a estação é o outono. É uma tradição que transcende fronteiras e conecta gerações, fortalecendo os laços”, explica a secretária, ao mesmo tempo em que conta que os ovos pintados são frequentemente utilizados como presentes durante a Páscoa, como gesto de amizade e boa sorte.
Além dos ovos cozidos e presentes distribuídos com a animação de um coelho, a trilha contou ainda com ninhos ao longo do percurso para que as crianças pudessem procurar os chocolates, proporcionando momentos de diversão e camaradagem entre os participantes, reforçando ainda mais o espírito comunitário que permeia a cidade.
“Quero expressar nossa mais sincera gratidão a todos que participaram da trilha ecológica de Páscoa, assim como a todos os colaboradores e patrocinadores. Esperamos ainda mais visitantes em futuros eventos, para continuarmos juntos nessa jornada de valorização do meio ambiente, da cultura, do turismo sustentável e de momentos de convívio harmonioso”, descreve o prefeito Rudi Ohlweiler.
Uma das ações que vem fortalecendo o turismo sustentável em Treze Tílias é o programa Del Turismo, que na cidade existe desde 2022. “Este projeto mostra como iniciativas turísticas podem multiplicar a capacidade de promoção da cultura de um município e garantir suporte necessário para que seja bem-sucedida e traga benefícios duradouros aos trezetilienses. Inclusive, eles são certificados pela Green Destinations como destino Bronze, que reforça a excelência em sustentabilidade e auxilia no desenvolvimento do turismo local”, detalha o diretor superintendente do IDEL, Osmar Vicentin.
O Programa Del Turismo é uma iniciativa do Instituto Del, que visa impulsionar a economia local, gerar empregos e contribuir para o desenvolvimento sustentável da comunidade, assim como está sendo realizado em Treze Tílias.
Concerto suíço encanta trezetilienses e visitantes
Com o auditório do Teatro Maria Thaler Moser lotado, à noite de Páscoa em Treze Tílias encerrou-se recheada de emoção e harmonia com a presença do renomado Coral de Meninos Cantores de Basel, da Suíça, também conhecido como Knaben Kantorei Basel (KKB). A apresentação deixou uma marca indelével na memória da cidade, com um repertório que abordou desde peças sacras até músicas folclóricas.
Fundado em 1927, o KKB, em cada música, transportou o público para um mundo de sonhos e imaginação. Cada nota, cada harmonia, era uma expressão de amor e esperança, enchendo o teatro com uma energia positiva e contagiante.
“O espetáculo realizado aqui em Treze Tílias, denominado “Colores Del Mundo”, foi uma jornada emocionante através de diferentes culturas e tradições, onde as vozes dos jovens cantores ecoaram com uma pureza e beleza incomparável. Uma experiência que transcendeu as barreiras linguísticas e culturais, unindo pessoas de todas as origens em uma comunhão de sentimentos e emoções”, frisa a secretária Karina.
Tanto no início do espetáculo quanto no final, os presentes prestigiaram ainda emocionantes apresentações regionais, como a de Alphorn, arte tão bem executada pelo morador da cidade, senhor Conrado Moser e seus netos, assim como do grupo Südtiroler Buam.
“O alphorn é um instrumento musical tradicional dos Alpes suíços, utilizado há séculos pelos pastores para se comunicarem em longas distâncias. É feito de madeira e possui um som profundo e melódico. Nos tempos modernos, ele também é utilizado em apresentações musicais e festivais folclóricos para representar a cultura alpina”, detalha o músico Moser.
Enquanto as cortinas se fechavam e os aplausos ecoavam pelo teatro, ficava claro que a noite pascal de 2024 em Treze Tílias seria lembrada por muito tempo. Foi um momento de magia e inspiração, onde a música se tornou o elo que uniu a comunidade em uma celebração de beleza e harmonia.