Cejusc: uma porta diversa da judicialização
O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Comarca de Toledo é um ‘caminho’ para que a justiça acontece através das vertentes da conciliação, da mediação e prática restaurativa. Na busca pela solução de situações problemáticas é preciso encontrar a resolução do conflito. Quando as partes estão dispostas a chegar a um acordo: a solução acontece.
“O Cejusc possibilita a resolução de conflitos com maior autonomia das partes, e mitiga a cultura do litigio”, destaca a gestora administrativa do Cejusc de Toledo, Barbara Prebianca Hofstaetter, ao salientar que se trata de uma porta diversa da judicialização.
O objetivo central dos procedimentos aplicados no Cejusc, segundo Barbara, é facilitar a comunicação entre as partes litigantes, reestabelecer os vínculos rompidos pelo conflito. “E, principalmente, dar maior protagonismo para as partes possibilitando as elas expor soluções para suas situações conflituosas”, declara.
O Cejusc atua para que a sociedade encarre os conflitos como algo natural e dá a oportunidade para que a vítima possa expressar seus sentimentos, afinal, a justiça pode ter mais de uma interpretação. O Centro foi criado como responsável para coordenar alguns desses métodos (como as mediações e as conciliações).
Em relação aos dados, das pré-mediações realizadas 42% foram negativas e 58% positivas; as mediações realizadas obtiveram 39% de acordos, 52% infrutíferas e 9% redesignadas. “Em 2023 realizamos uma boa quantidade de audiências autocompositivas sempre no foco na prestação de um serviço excelência”, avalia a gestora administrativa.
EM AÇÃO – O Cejusc realiza audiências de Pré-Mediação, Mediação, Conciliação e, Círculos Restaurativos, ou seja, o Centro está voltado para meio consensuais de resolução de conflito. Além da realização das audiências de mediação e conciliação das demandas judiciais, o Cejusc atende a população da Comarca de Toledo, orientando quanto ao método autocompositivo que é cabível para a resolução da situação exposta pela parte, através das demandas pré-processuais.
METAS DO CEJUSC – Conforme Barbara, em 2023 foi formada uma turma de Mediadores e Conciliadores Judiciais e uma turma de Facilitadores em Justiça Restaurativa. No ano passado, foram capacitamos 40 pessoas nas técnicas de autocomposição. Para este ano, a expectativa é que ainda no primeiro semestre aconteça um curso de Mediação e Conciliação Judicial, quando o curso abrir será devidamente divulgado no perfil Instagram do Cejusc- Toledo (@cejusctoledo).
“Neste ano de 2024, temos como objetivo manter o ritmo produtivo de 2023, fornecendo o serviço de qualidade a população. Manter todos os serviços nas modalidades presenciais e virtuais, conforme cada caso necessite”, enfatiza Barbara. “Manteremos nosso objetivo de proporcionar paras as partes o protagonismo que elas merecem. Atendendo a população de Toledo de uma forma eficiente com o objetivo de ajudar a resolver os conflitos existentes em um ambiente neutro com pessoal capacitado. Estamos sempre de postas abertas para toda sociedade”, conclui.
Da Redação
TOLEDO