Nova Carteira de Identidade Nacional; saiba como emitir em Maripá
Em vigor desde o final do ano passado, a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) também já está sendo emitida em Maripá. O novo modelo segue um padrão único, com numeral de Cadastro de Pessoa Física (CPF), que acaba com a possibilidade de multiplicidade na identificação.
A mudança visa substituir o RG (Registro Geral), que anteriormente podia ser emitido por uma pessoa em cada um dos estados do Brasil, cada um com numeração diferente. A iniciativa traz mais segurança à população, já que reduz a possibilidade de fraudes.
A orientação, segundo o chefe do Setor de Identificação Marcos Canton, é de que todas as pessoas, mesmo que tenham feito o RG novo até o final do ano passado, emitam o novo documento.
- Atendimento no Fórum Eleitoral mais que dobra em Toledo
- Toledano conquista a vice colocação em Campeonato Brasileiro de Jovens de Bocha Paralímpica
“No momento ainda não há prazo definido para a troca do documento, mas algumas instituições como INSS e os bancos já estão cobrando a nova identificação. A principal alteração é a junção da base de dados do IIPR e da Receita Federal, tendo como principal número de identificação o CPF. A base para fazer qualquer documento são as certidões”, explica.
DOCUMENTOS
A primeira emissão da CIN é gratuita, enquanto a segunda via tem o custo de R$ 47,02. Para a emissão da CIN, é necessário apresentar os seguintes documentos:
- Solteiros: Certidão de Nascimento original, RG antigo, CPF e comprovante de residência;
- Casados: Certidão de Casamento original, RG antigo, CPF e comprovante de residência;
- Outros: Certidão original com averbação do estado atual (separado, divorciado ou viúvo), RG antigo, CPF e comprovante de residência;
ATENDIMENTO
O Posto Local do Instituto de Identificação do Paraná – IIPR fica localizado no Centro Comunitário Fernando Daniel Schanoski e atende de segunda a quinta, das 7h30 às 11h15 e das 13h às 16h15 e na sexta-feira das apenas no período da manhã. Não é necessário fazer agendamento. Em caso de dúvidas, o telefone para contato é o (44) 3687-1101.