Campanha incentiva o alistamento eleitoral de jovens

Da Redação

TOLEDO

Faltam menos de 50 dias para encerrar o cadastro eleitoral e quem ainda não regularizou o seu título deve fazê-lo dentro desse prazo. O período também é destinado para os jovens que farão o título pela primeira vez. Pensando nesse público, a Justiça Eleitoral lançou a Semana do Jovem Eleitor 2024, uma campanha voltada a incentivar o alistamento eleitoral de jovens entre 16 e 17 anos, que não são obrigados, mas já podem votar nas eleições municipais de outubro.

Caso o adolescente de 15 complete 16 anos, idade mínima para votar, até o dia do primeiro turno, também pode fazer o alistamento eleitoral. A campanha é destinada também para aqueles que são obrigados a votar pela primeira vez, pois completam 18 anos antes das eleições, marcadas para 6 de outubro (primeiro turno) e 27 de outubro (segundo turno).

Neste ano, o mote da campanha, focada em redes sociais como Instagram e TikTok, é “Participe do Festival Primeiro Voto com a Justiça Eleitoral – A sua voz vai fazer história”. O material da mobilização pode ser encontrado no portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

PROJETO – No município, o Observatório Social do Brasil, de Toledo (OSB) elaborou o projeto Jovem Eleitor que pretende alcançar os jovens de 16 e 17 anos das escolas da rede estadual e privada. O objetivo principal é incentivar e auxiliar os jovens a tirar o título de eleitor e votar nas próximas eleições.

A presidente da instituição Ruth Winterkorn explica que foi feito contato com o Núcleo Regional de Educação de Toledo (NRE) e algumas instituições privadas e a equipe do Observatório aguarda retorno para dar andamento ao projeto.

“A ideia é estabelecer parceria com as direções dos colégios e reservar um horário nas aulas de informática para preencher o pedido de alistamento eleitoral na internet com assistência do professor, acrescentando os documentos pertinentes para seu atendimento”, cita.

CONSCIENTIZAR – A proposta ainda visa instruir os estudantes previamente para levarem à escola os documentos no dia combinado, assim como, informar que eles terão 30 dias para efetuar a biometria no Cartório Eleitoral. “Vamos desenvolver esse projeto no mês de abril, e esperamos atingir em torno de 500 jovens. A expectativa é despertar nos jovens a importância da política com ética, pois ela rege tudo”, enfatiza Ruth.

Esse é o primeiro projeto do Observatório Social do Brasil, de Toledo (OSB) que vai trabalhar a importância da participação dos jovens no processo eleitoral. Além disso, em agosto, a equipe do Observatório pretende realizar palestras de voto consciente em escolas e na comunidade.

ATENDIMENTO – O chefe de cartório da Zona 75, Frederico Amorim Oliveira de Lima, explica que além de fazer o cadastro eleitoral pela internet, o jovem tem até 30 dias para comparecer ao Cartório Eleitoral e fazer a biometria. “A biometria deve ser feita até o dia 8 de maio. A partir do dia 9 de maio o sistema estará fechado. É preciso estar atento as datas”.

O Fórum de Toledo também terá expediente em dois finais de semana para atender a comunidade, principalmente aqueles que não conseguem se comparecer em horário comercial. O atendimento em regime de plantão será nos dias 13 e 14 de abril, das 9h às 16h e nos dias 4 e 5 de maio, também das 9h às 16h.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.