Câmara de Vereadores de Toledo passa por renovação em 2025
No último domingo (6), 81.443 eleitores de Toledo foram às urnas. Eles elegeram prefeito Mario Costenaro e vice-prefeito Lucio de Marchi, que conquistaram 35.189 votos, ou 46,03%. Enquanto Beto Lunitti (PSD) e seu vice, Ademar Dorfschmidt, tiveram 34.568 votos, ou 45,22% e Nelsi Welter (PT) e seu vice, João Moacir, tiveram 6.694 votos, ou 8,76%.
Domingo também foi o dia dos eleitores elegerem os vereadores. Foram eleitos os futuros 19 vereadores da Câmara de Toledo. A composição do Poder Legislativo terá como maior bancada o Partido Progressista (PP), com cinco vereadores, vindo em seguida o Movimento Democrático Brasileiro (MDB), com três; e o Partido Liberal (PL) com dois vereadores, assim como o Partido Social Democrático (PSD), Republicanos e União Brasil. Já os partidos Cidadania, Democracia Cristã (DC) e Partido dos Trabalhadores (PT) terão um vereador cada.
Alguns dos novos parlamentares acompanharam a 34ª Sessão Ordinária. Os futuros vereadores eleitos Marli do Esporte, Zoia, Bruno do Allmayer e Ricardo Santos do Judô foram à frente do plenário para tirar fotos com os vereadores da 17ª Legislatura. Foram proferidas manifestações de vereadores reeleitos e dos que não permanecerão no Poder Legislativo.
VOTAÇÃO – Marli Gonçalves Costa foi a vereadora mais votada em Toledo nas Eleições 2024. Neste pleito, ela obteve 2.604 votos. Na eleição anterior, em 2020, Marli conquistou 1.621 votos e também foi a candidata mais votada, porém não foi eleita ao cargo devido o quociente eleitoral.
De acordo com a Marli, a maneira como faz política é considerada diferenciada em relação aos políticos mais antigos. “O meu trabalho é de sequência. Eu não paro e para um processo eleitoral isso facilita muito. Eu não apareço somente no período da pré-eleição, mas sim, construo algo diariamente”.
Marli revela que ainda estava pensando no resultado do pleito 2024. “Sempre existe uma expectativa e ela era de vitória ao atual prefeito. Assim, eu teria a facilidade para construir tudo em que acredito”.
Com o resultado diferente, Marli menciona que existe a necessidade de aguardar os encaminhamentos nos próximos meses e como o novo governo se posicionará perante continuidade ou não das políticas públicas que estão dando certo. “Se o novo prefeito demonstrar receptivo a diálogo, assim o farei. O diálogo é importante na construção de alianças e políticas públicas. Deve partir do Executivo o interesse ao diálogo e sempre estarei aberta”.
DIFERENCIADA – A vereadora eleita acredita em uma política diferente. As áreas de humanas, esporte, educação e cultura são fundamentais para atingir aquelas pessoas que mais precisam de política pública. “Estou com os sentimentos de felicidade, gratidão e reconhecimento a todos os eleitores e a todos do MDB, pois a política é um ‘jogo coletivo’. A minha vitória acontece por meio de outros 19 candidatos que estiveram na luta e ela proporciona a vitória de mais três pessoas”.
Marli afirma que permanecerá no partido. “Atualmente, as lideranças do MDB possuem o mesmo pensamento: construir um partido forte”. Na oportunidade, ela destaca a eleição de três mulheres ao Poder Legislativo. “Ter essa possibilidade de realizar um debate de forma diferenciada. É importante mencionar que metade da Câmara está renovada na próxima legislatura. São novas pessoas com visões e pensamentos diferentes que somarão para os próximos quatro anos do município”.
A vereadora eleita disse que pretende visitar os locais em que realizou campanha durante as eleições. “São encontros em espaços abertos. Quero levar a mensagem de agradecimento para quem esteve ao meu lado nesta luta. Também quero construir grupos de apoio que vão me orientar em relação a todas as políticas. Quero ter o melhor direcionamento e com menos erro possível durante o meu mandato”, finaliza Marli.
Da Redação
TOLEDO