Câmara de Toledo obtém transparência de 95,95% no ITP do TCE-PR
A Câmara de Vereadores de Toledo foi classificada com índice ITP de 95,95% pelo Tribunal de Contas do Paraná, ficando na posição 37 entre as 399 Câmaras Municipais do Estado. O ITP é o Índice de Transparência da Administração Pública e foi desenvolvido pelo corpo técnico do TCE-PR em 2018 com base na Resolução nº 09/2018 da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil. O índice obtido pela Câmara de Toledo é o mesmo das Câmaras de Castro, Pranchita, Salgado Filho e São Pedro do Iguaçu.
O Índice de Transparência da Administração Pública considera a existência de informações atualizadas, gravação de relatórios em diversos formatos e outros aspectos voltados à transparência nos portais e nos Portais da Transparência das Câmaras Municipais.
A avaliação dos portais da transparência das 399 prefeituras paranaenses é a quarta e neste ano está sendo feita também a primeira avaliação dos 399 portais das câmaras municipais, por meio da aplicação do ITP. O indicador foi desenvolvido pelo corpo técnico do TCE-PR em 2018 com base na Resolução nº 09/2018 da Atricon-Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil.
Neste ano as avaliações iniciaram em maio e as análises preliminares foram realizadas pelos próprios servidores do órgão de controle, além de ter sido introduzida a possibilidade de os gestores municipais apresentarem pedido de revisão, a chamada Fase Recursal.
A terceira e definitiva etapa do ITP 2022 foi a Validação das evidências apresentadas pelos entes públicos para que, então, fossem consolidados os resultados finais, os quais estão publicizados no portal do Tribunal de Contas do Estado do Paraná.
PRIMEIRAS COLOCADAS – As primeiras colocadas no ranking do ITP do TCE-PR são as Câmaras Municipais de Guaraniaçu e Ribeirão do Pinhal, com 100%, vindo em seguida Marechal Cândido Rondon e Realeza, com 99,10%, seguidas de Cantagalo, Marmeleiro e Palmeira, com ITP de 99,05%.
TOLEDO