Calor e chuvas abaixo da média: primavera já começou
No último domingo (22), teve início a estação das flores. A primavera é caracterizada por apresentar dias com temperaturas amenas, além de ocorrer, neste período, a floração de diversas plantas. O colorir das flores dá ainda mais vida aos jardins, as ruas, as árvores que ganham mais cores que o verde. A previsão é que a estação seja quente e com chuvas abaixo da média histórica no Estado.
Conforme a previsão climática da estação emitida pelo Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simpear), na primavera é registrado o aumento gradual na quantidade de eventos meteorológicos e no volume de chuva em todo o Paraná. “As chuvas são causadas pela passagem de sistemas frontais (frentes frias e/ou quentes) e de outros sistemas de precipitação de curta duração que se desenvolvem no Estado em função das temperaturas altas e da maior quantidade de umidade no ar e em áreas próximas, Paraguai, norte da Argentina e estados vizinhos”, aponta.
O boletim climático aponta que nesta estação é esperado a atuação dos chamados Sistemas Convectivos de Mesoescala (SCM), que são aglomerados de nuvens de tempestades que se formam na região do Paraguai e ingressam no Paraná ou se desenvolvem no Estado. Por ser considerada uma estação de transição entre os regimes climáticos do inverno e do verão, a primavera favorece a ocorrência de eventos meteorológicos severos como rajadas de ventos fortes, granizos, grande quantidade de raios e chuvas volumosas. A previsibilidade da ocorrência e da intensidade desses eventos severos é desafiadora e muito difícil de ser realizada com grande antecedência. Dessa forma, o monitoramento sistemático das condições meteorológicas na área do Paraná e seus arredores e a emissão de alertas de curto prazo com poucas horas de antecedência para eventos dessa natureza são essenciais para as ações de prevenção e mitigação dos seus efeitos na sociedade.
DIAS LONGOS E QUENTES – As temperaturas médias mensais também apresentam aumento em seus valores médios durante a estação. As regiões Oeste, Sudoeste, Norte e Litoral paranaenses apresentam os maiores valores de temperaturas mínimas e máximas da primavera. A estação tem como característica dias progressivamente mais longos e quentes (em média) à medida que se aproxima do verão.
O boletim também aponta que a previsão do clima para o Paraná durante a próxima estação indica: “chuva próxima a abaixo da média histórica em todas as regiões do Estado, porém em outubro a precipitação deve acompanhar a climatologia. Períodos longos sem ocorrência de precipitação estão previstos durante a estação e faz parte da climatologia da primavera a ocorrência de temporais severos (chuva intensa, rajadas de vento fortes, incidência elevada de descargas atmosféricas e queda de granizo); temperatura média do ar acima da climatologia em todos os setores paranaenses com previsão da ocorrência de ondas de calor”.
Da Redação*
TOLEDO
*Com informações do Simepar