Brasilidade é isca para atrair americanos em feira nos Estados Unidos

De 31 de janeiro a 02 de fevereiro, o setor de rochas participará da StonExpo 2023, uma das principais feiras de revestimento dos Estados Unidos. Com o tema ‘Geodiversidade Brasileira, Brasilidade e Arte’ o projeto It’s Natural – Brazilian Natural Stone irá expor 40 materiais de 12 diferentes tipos geológicos. A ação conta com promoção do Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

O espaço projetado pela designer Araciene Pessin, especialista em rochas ornamentais, evoca a geodiversidade nacional e expõe os produtos de 22 empresas com diferentes aplicabilidades, texturas e variadas espessuras, provando a versatilidade de usos. Criado em dois ambientes, o estande tem a função de recepcionar os visitantes e ao mesmo tempo promover a apreciação das rochas, com uma encantadora atmosfera que remete ao Brasil.

O ponto alto do espaço está no grande mosaico produzido com sistema waterjet que tem ao centro o mapa do Brasil em cristal de quartzo retro iluminado e, no entorno, uma grande diversidade de rochas de todas as regiões do Brasil, dispostas em desenhos que remetem aos rios brasileiros. “O grande desafio deste projeto foi selecionar 40 rochas, de 12 tipos geológicos distintos, convergindo para uma composição harmônica e evidenciando os aspectos artísticos naturais destes materiais, em consonância com a exaltação da brasilidade”, explica a designer Araciene Pessin.

No espaço, peças de mobiliário que a profissional desenvolveu exclusivamente para marcar a presença brasileira em solo americano, cobogós vazados, mosaicos produzidos em waterjet, mostram os significativos avanços da indústria brasileira e a força do setor que, só em 2022 exportou aproximadamente US$ 1,28 bilhão.

“Essa será a nossa primeira participação direta na StonExpo e estamos muito otimistas, pois esta feira proporciona a conexão entre fabricantes e grandes arquitetos, designers e construtores norte-americanos. O Brasil é um país com variedade ímpar de rochas ornamentais e com empresas capazes de colocar os seus produtos nas melhores obras e monumentos do mundo. Nós, por meio do It’s Natural, e em parceria com a Apexbrasil, buscamos, cada vez mais, abrir o leque de oportunidades de forma a incentivar a internacionalização do segmento”, explica o presidente do Centrorochas, Tales Machado.

Gigante pela própria natureza

No dia 1º de fevereiro, às 12h (horário local) os visitantes da StonExpo irão conhecer todo potencial brasileiro durante a palestra “Conheça o poder das rochas brasileiras”. O momento será conduzido pelo vice-presidente do Centrorochas, Fabio Cruz, e pelo especificador internacional de rochas, Paulo Giafarov, no auditório principal do Mandalay Bay Convention Center. Eles apresentarão a diversidade geológica única do Brasil e todo potencial do setor nacional que, graças à capacidade tecnológica de produção, vê suas rochas passarem por processos modernos e ambientalmente sustentáveis. “Mais de 95% de toda a água utilizada no processo produtivo é totalmente reaproveitada, além disso, os resíduos da produção são destinados para depósitos licenciados ou reaproveitados”, aponta Cruz.

Curiosidades da participação brasileira na StonExpo 2023

– 40 rochas naturais brasileiras

– Doadas por 22 empresas do setor apoiadas pelo programa It’s Natural: Angramar; Basalto São Cristóvão; Bramagran; Brasigran; Cajugram; Gramazini; Gramobras; Guimar; Imil; Internacionale Granite; Magban; Marcel; Margramar; Mineração Lougon; Mineração Novo Brasil; Mineração São Sebastião; Multigran; Qualitá; Santo Antônio; Stone Piso; Super Clássico e Tecton.

– Materiais provenientes das 5 regiões brasileiras (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste)

– 12 tipos geológicos distintos: granito, mármore, quartzito, xisto, pegmatito, anfibolito, serpentinito, mármore dolomítico, brecha, basalto, gnaisse e conglomerado.

It’s Natural – Brazilian Natural Stone/ Centrorochas/ ApexBrasil

Assessoria de Comunicação Centrorochas e It’s Natural – Brazilian Natural Stone

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.