Brasil derrota Espanha, Japão e África do Sul no Rugby Sevens
A Seleção Brasileira Feminina de Rugby Sevens jogou nesse fim de semana a 3ª etapa do SVNS, o Circuito Mundial de Rugby Sevens, em Perth, na Austrália. Após 20 meses fora para lutar contra o câncer de mama, Raquel Kochhann fez seu retorno
As Yaras, como é conhecida a Seleção Brasileira Feminina de Rugby Sevens, enfrentaram entre sexta (26) e domingo (28) a 3ª etapa do Circuito Mundial, que conta com as 12 melhores seleções do mundo, em Perth, na Austrália. A competição foi positiva para o Brasil, que venceu Espanha, Japão e África do Sul para ficar com o 9º lugar do torneio. Mais do que isso, as Yaras puderam celebrar o retorno de Raquel Kochhann, atleta de 31 anos, com 2 Jogos Olímpicos no currículo, que passou 20 meses afastada das competições para se tretar de um câncer de mama. Raquel jogou todas as partidas em Perth e marcou 8 pontos para as Yaras, com 4 chutes de conversão.
“Eu tenho um grupo incrível que me apoia com tudo o que preciso, e eles me tornam mais forte para estar aqui novamente. É difícil explicar como me sinto porque há muito, mas estou muito feliz”, disse Raquel. “Isso é o que eu queria desde que me machuquei. Nunca quis ficar de fora, sempre quis estar dentro da equipe e estou muito feliz por poder fazer parte dela novamente. É um momento muito especial porque, para mim, representa o nosso país. Desde criança, meu sonho foi vestir esta camisa amarela. Então, para mim, é a coisa mais importante do mundo representar nosso país”, completou.
As duas primeiras partidas não terminaram como as Yaras gostariam, com derrotas para Fiji (40 a 15) e França (31 a 14), medalhistas de bronze e prata, respectivamente, nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Contra as fijianas, o Brasil fez três tries, com Rafa, Thalia e Yasmim, enquanto contra as francesas os dois tries brasileiros foram de Thalia. No último jogo da fase de grupos, as Yaras superaram a Espanha em jogo emocionante encerrado em 12 a 10, com Thalia e Thalita, irmãs gêmeas maranhenses, marcando os tries brasileiros, enquanto as espanholas lamentaram os chutes de conversão perdidos.
Na semifinal de 9º lugar, o Brasil derrotou o Japão por 21 a 17 de virada. Bianca e Gabi fizeram os tries que mantiveram o Brasil na briga e, na última bola, Yasmim correu para o try da vitória. Por fim, as Yaras venceram a África do Sul na disputa do 9º lugar por suados 7 a 0, em jogo no qual as defesas prevaleceram e Gabi marcou o try isolado das Yaras, com Raquel convertendo seu chute.
Com o resultado, o Brasil ocupa agora a 9ª colocação geral na temporada. O título da etapa de Perth foi da Irlanda, que conseguiu conquista inédita ao derrota as donas da casa, a Austrália, na final por 19 a 14. A 4ª etapa do SVNS será em Vancouver, no Canadá, entre os dias 23 e 25 de fevereiro. Ao todo, o Circuito conta com 8 etapas e se encerra em 2 de junho, servindo para as brasileiras como a principal preparação para os Jogos Olímpicos.