Bombeiros de Toledo atuam na segurança de veranistas na costa Oeste e Leste

No período de férias os balneários do litoral do estado e as praias de água doce recebem um grande número de visitantes. Para manter a segurança dos banhistas, o Corpo de Bombeiros realiza a Operação Verão, que consiste no deslocamento de guarda-vidas que irão executar ações de prevenção e salvamento aquáticos.

De Toledo, sete bombeiros militares foram empenhados nessas atividades na costa Leste e Oeste do Paraná, localidades com praias de água doce. O comandante do Corpo de Bombeiros de Toledo, Guilherme Rodrigues de Lima, explica que a Operação Verão é uma operação conjunta entre Secretaria de Estado de Segurança Pública e Secretaria de Saúde, a qual diversos órgãos participam, dentre eles o Corpo de Bombeiros Militar do Paraná.

“A atividade realizada pelo Corpo de Bombeiros busca mapear riscos, sinalizar balneários e orientar os banhistas, trazendo maior segurança de forma geral e reduzindo o número de acidentes, tanto em balneários naturais quanto artificiais, podendo, em casos extremos realizar salvamentos e atendimentos emergenciais a banhistas”, cita.

Ele comenta que o maior movimento nessas localidades (Oeste e Leste) foi registrado no período das festas de final de ano. Também são esperados mais veranistas no Carnaval, em meados de fevereiro. Se atentar as orientações dos guarda-vidas é imprescindível para garantir segurança e tranquilidade nos dias de descanso.

De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros, no ano passado, foram realizados 1.285 salvamentos e mais de 130 mil orientações em todo o Estado do Paraná durante a Operação Verão. Dicas simples e seguidas por todos os veranistas podem evitar que esses altos números se repitam nessa temporada.

“Evite ingerir alimentos instantes antes de entrar na água, evite o uso de bebidas alcoólicas, nunca mergulhe em local desconhecido sem antes saber a profundidade e observe as condições climáticas e a sinalização do local”, enfatiza Rodrigues ao complementar que os veranistas devem buscar locais com supervisão de um profissional.

“Também não devem deixar crianças brincarem na água sem supervisão. Ao ver alguém em perigo chame por ajuda e não entre na água para fazer o salvamento se não tiver treinamento específico para isso, mesmo se souber nadar”.

SINALIZAÇÃO – O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) também sinaliza condições de banho e eventuais pontos de perigo. Nesse verão, estão sinalizados 95 pontos em cinco municípios (Antonina, Morretes, Pontal do Paraná, Matinhos e Guaratuba). Eles estão protegidos por 100 guarda-vidas civis e 677 bombeiros militares.

A primeira sinalização a ser conhecida é a bandeira dividida em duas cores (metade vermelha e metade amarela). Ela indica que aquela área está constantemente monitorada e protegida por guarda-vidas.

Outra bandeira que assegura condições boas de banho é a verde, que indica risco mínimo de incidentes. A bandeira amarela simboliza sinais de alerta, com presença de fatores de risco que exigem cuidado dos veranistas.

Já a bandeira vermelha significa que o local é inadequado para banho, apresentando alto risco de afogamento, e a bandeira preta, por sua vez, aponta a ausência de postos fixos de guarda-vidas, não sendo um local indicado para banho.

Com informações da AEN

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.