Biopark promove palestra sobre verdades e mentiras relacionadas a saúde da mulher
Durante a palestra com o tema “Fato ou Fake” a Dra. Naura Tonin Angonese, que é especialista em ginecologia e obstetrícia, abordou verdades e mentiras relacionadas a saúde da mulher. O evento, no auditório do Biopark, reuniu colaboradoras, e empreendedoras do Parque Tecnológico. Foram abordados temas como câncer de mama, uso de anticoncepcional e doenças sexualmente transmissíveis. “O Biopark está sempre avante e inova até mesmo na forma de passar a informação. Recebi o convite para que eu trouxesse novidades em termos de medicina e prevenção de uma forma leve e com interação. A palestra tem como principal motivo, gatilhos para a saúde da mulher e fornecer conhecimentos e atualizações que serão ferramentas para a mulher se cuidar”, enfatiza a Dra. Naura.
A ação realizada pelo Parque Tecnológico faz parte da campanha Outubro Rosa. “Outubro é internacionalmente conhecido por ser o mês que trabalha a proteção da saúde da mulher, mas, é fundamental que a gente estenda esse mês por todos os meses do ano; para que as mulheres sempre procurem prevenir doenças para melhorar sua qualidade de vida, fazer diagnóstico precoce, viver de uma forma mais saudável e com muito amor próprio”, ressalta a Dra. Naura.
A médica enfatizou que entre os fatores de risco para o câncer de mama estão a idade da primeira menstruação menor que 12 anos; menopausa após os 55 anos; predisposição genética (BRCA1 e BRCA2); nuliparidade; primeira gravidez após os 30 anos; exposição à radiação ionizante; consumo de bebidas alcóolicas; dietas hipercalóricas e sedentarismo.
O alerta para o câncer de mama deve ser voltado ainda para genética. Dados apontam que 15% a 20% dos casos estão associados a história familiar. Que têm na família um caso, tem duas vezes mais chance de ter a doença. Se forem dois, o risco é seis a sete vezes maior. O fenótipo do risco genético tem como características a doença antes dos 50 anos, ter dois ou mais familiares com câncer de mama ou câncer de mama e câncer de ovário juntos. “30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis como a prática de atividades físicas; manter o peso corporal adequado; evitar o consumo de bebidas alcóolicas e para quem tem filhos, amamentar o bebê o máximo de tempo possível. Não fumar e evitar o tabagismo também podem contribuir para a prevenção da doença”, explica a Dra. Naura.
Na ocasião, as participantes tiraram dúvidas, como por exemplo que o uso de anticoncepcional de forma contínua não dá câncer e que a mamografia pode ser dolorida para algumas mulheres, mas, que é rápida e existem remédios que amenizam a dor. “A abordagem de um tema como esse é fundamental para esclarecer e orientar sobre as diversas formas de prevenção e autocuidados da mulher”, comenta a analista de suporte às empresas do Biopark, Mayara Izidro.
A gerente administrativa do Biopark, Clair Dieterich explica que ações como essa aproximam as mulheres que estão Ecossistema. “É criar uma identidade de tal maneira que elas passem a acreditar naquilo que é dito para elas porque é algo verdadeiro, da rotina e que acontece com as mulheres. Quando nos damos conta que podemos passar por todos esses problemas percebemos o quanto isso é importante”, diz.
No evento, as mulheres do projeto “Amigas do Bem Viver”, que realiza trabalhos com mulheres que tiveram ou estão em tratamento para o câncer de mama, fizeram uma apresentação musical e uma troca de experiências com depoimentos de quem já venceu a doença. “Precisei passar por tudo isso para olhar para mim e olhar para as pessoas que estão ao meu redor e ver que o que importa mesmo são os sentimentos. O fato de estar aqui hoje, viver e falar o que sentimentos é importante porque amanhã podemos não estar mais”, ressalta a voluntária que venceu o câncer, Leila Dullius.
AÇÕES DO OUTUBRO ROSA – Durante o mês de outubro o serviço social do Parque Tecnológico promoveu ainda uma ação com o ônibus da Unimed Costa Oeste, na qual a equipe do Programa Saúde Corporativa realizou aferição de saúde arterial, orientações sobre o autoexame das mamas, técnicas de alongamento, orientação nutricional e dinâmica psicossocial. Aconteceu também a ação de mamografias gratuitas em parceria com a Diagnose; a atividade “Aulão de Yoga”, com a instrutora Mariana Paludo, na Queijaria Flor da Terra e a arrecadação de fraldas geriátricas, kits de higiene pessoal e alimentos não perecíveis para o projeto “Amigas do Bem Viver”, uma associação que tem foco no compartilhamento de informações e experiências que envolvem o autocuidado e o cuidado com o outro; favorecendo o desenvolvimento de hábitos e comportamentos que proporcionem uma vida mais confortável e natural durante todo o processo de tratamento do câncer.
TOLEDO