Biopark e Sebrae consolidam Sistema Regional de Inovação do Brasil

Inovação, desenvolvimento, excelência e empreendedorismo fazem parte do cotidiano do Biopark – Parque Tecnológico e do Sebrae. Duas instituições que buscam o seu progresso e ampliar o desenvolvimento econômico. Juntas, elas realizam o Projeto de Captação e Aceleração de Empresas em Parque Tecnológico. A renovação do Termo de Cooperação entre Biopark e Sebrae foi assinado nesta quinta-feira (28).

A meta do Biopark é colocar 100 novas empresas no Parque Tecnológico e o Sebrae é uma vertente, o qual colabora neste processo. De acordo com o diretor de Negócios do Biopark, Paulo Victor Almeida, o Sebrae com a equipe interna realizam os diagnósticos. “O que nos ajuda a sermos o melhor Sistema Regional de Inovação do Brasil. Toledo – em um raio de 150 quilômetros – é a melhor região para ambiente de inovação no Brasil”.

No mês passado, o Biopark recebeu esse prêmio. Almeida explica que a equipe consegue transformar um ecossistema, o qual não é de uma metrópole, e sim, de uma região no interior. “Nós aceitamos e entendemos as fragilidades, a transpomos em forma de união – enquanto região – para promovermos eventos e conseguirmos avançar. Em uma cidade no interior do Paraná, o resultado é a modificação da economia e ter como pauta diária a inovação. Passa a ser a nossa rotina, mas ainda não é a realidade do Brasil”.

O Biopark passa a criar um ambiente de vanguarda e o Sebrae tem o papel de conectar, ou seja, manter o equilíbrio entre o ‘ego’ e os ‘interesses’ para que as negociações fluam.

CONSOLIDAÇÃO – O diretor de Negócios do Biopark explica que a primeira fase do Termo de Cooperação está consolidada. “Ela serviu para compreender quais eram os serviços e as utilidades que poderiam unir o ‘útil’ ao ‘agradável’, pois o Sebrae possui um portfólio de serviços e de interações ao empreendedor e, por consequência, culmina com o propósito do Parque Tecnológico em atrair empresas”.

O Sebrae e o Biopark trabalharam unidos e buscaram compreender o comportamento das empresas. “Diversos projetos-pilotos foram realizados para observar qual seria o melhor para o Parque Tecnológico”, afirma Almeida ao complementar que o Sebrae auxiliou em mentorias, trilhas empreendedoras e educação corporativa.

Desta maneira, a segunda fase permitirá novos avanços. “Nós damos um passo a mais. Com o novo Termo de Cooperação, o Sebrae consegue direcionar recursos exclusivos para captações de empresas e devem acontecer no próximos meses”, explica o diretor de Negócios do Biopark ao acrescentar que o Sebrae – ao entender a peculiaridade do Parque – finaliza o nível de relacionamento de convivência e de compreensão da necessidade de cada um. “O Sebrae realizou um diagnóstico e conseguiu compreender o ecossistema que está sendo construído pelo Biopark desde o presente até o futuro. A partir disso, produtos, ferramentas e serviços foram selecionados e testados. O papel do Parque é conectar-se com a sociedade. Desta maneira, o Sebrae entrega soluções aos empreendedores que estão no Biopark”.

O diretor de Negócios do Parque Tecnológico destaca que o Sebrae busca inovar e novas soluções. “O respeito é mútuo, mas procuramos o próximo produto e como ampliar os já existentes e o Sebrae é o que mais consegue cumprir com esse papel; em desenvolver esse empreendedorismo na comunidade e, por consequência, torná-la mais madura e, cada vez mais, com um status social melhor”.

De acordo com o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Paraná,

Fernando Moraes, toda a região se tornará exemplo a partir deste projeto. “O Sebrae Nacional escolheu Toledo, o Biopark. Trata-se de um Programa que dará certo e será nacional. Atualmente, o Sebrae Paraná é considerado um dos melhores que atuam no Brasil e em parceria com o Biopark conseguiu unir todas as expectativas e tudo que necessita para desenvolver o projeto”.

Moraes ainda menciona que a parceria permitirá a captação de empresas no Brasil e no Mundo e elas serão encaminhadas para o Parque Tecnológico. “Esse tipo de serviço vai auxiliar em nosso portfólio de produtos, os quais são oferecidos aos nossos clientes”, finaliza Moraes.

Da Redação

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