Banco de Sangue: para manter estoque, Unidade precisa de doadores

A Unidade de Coleta e Transfusão – UCT de Toledo (Banco de Sangue) – teve uma expressiva baixa nas doações nos últimos dias. Até o momento, o estoque segue regular, contudo, pode impactar drasticamente se o número de doadores não normalizar.

“Não é normal, neste período do ano, estar tão baixo o número de doadores”, ressalta a chefe da Unidade de Coleta e Transfusão de Toledo, Vania Frigotto. “No mês de julho, tivemos nosso recorde mensal de doadores. Contudo, em agosto pouquíssimas pessoas procuram a Unidade para fazer a doação. Temos muitos horários disponíveis”.

Conforme os dados da Unidade, entre os dias 1º a 27 de julho, foram 435 candidatos; enquanto que entre 1º a 21 deste mês chegou a 384 candidatos. A análise dos dados aponta que ocorreu uma diferença de 50 candidatos em 15 dias de coletas

Vania comenta que não existe uma justificativa para a queda. “Teoricamente não estamos vivendo uma epidemia, os últimos dias não foram de frio intenso, ou seja, não encontramos fatores para justificar a falta de doadores. Não estamos tendo agendamentos”, relata ao citar que na manhã da última quarta-feira (21) foram coletas apenas oito bolsas.

IMPACTO NO ESTOQUE – A chefe da Unidade de Coleta e Transfusão de Toledo alerta que a baixa adesão na doação tende a refletir no estoque. “Ainda não tivemos impacto no estoque, pois contamos com uma reserva do mês passado – visto que as bolsas tem vencimento de até 45 dias. Porém, se continuar assim, na próxima semana teremos impacto negativo em nosso estoque e nos estoques de Cascavel também”.

PARA SER DOADOR – Para ser voluntário é preciso ter entre 16 a 69 completos, pesar no mínimo 51 quilos, ter boa saúde, estar bem alimentado, hidratado e apresentar um documento de identidade com foto. Os homens podem fazer a doação de dois em dois meses, enquanto as mulheres devem respeitar um intervalo de três meses para cada doação. São coletados aproximadamente 470 ml de sangue, de acordo com o peso e altura do doador, além de quatro tubos de sangue para a realização dos exames.

O horário de atendimento é das 7h30 às 10h30 e das 13h às 15h30. Para agendar a doação basta entrar em contato pelo WhatsApp (45) 98821-3171 ou pelo link https://www.saude.pr.gov.br/Pagina/Doacao-de-Sangue.

Da Redação

TOLEDO

VIDAS SALVAS

Com uma doação é possível salvar até três vidas, devido o fracionamento do sangue. Após ele ser coletado precisa ser processado e fracionado em hemocomponentes. Assim uma doação resulta a produção de três tipos de hemocomponentes: plasma fresco, plaquetas e hemácias. Não se transfunde o sangue total. Esse fracionamento otimiza o uso do sangue, pois o paciente só irá receber o componente que ele realmente precisa e isso garante uma melhor estabilidade na questão de estocagem.

EM FUNCIONAMENTO

A Unidade de Coleta e Transfusão de Toledo entrou em funcionamento na data de 5 de outubro de 1997. Entretanto, iniciou as coletas de sangue somente no mês de janeiro do ano seguinte. Na época, o Banco de Sangue era administrado pela Prefeitura em parceira com a Secretaria estadual da Saúde (Sesa). A partir de agosto de 2005, a Unidade passou a ser gerenciada pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná (Ciscopar) em parceria com a Sesa. O Banco de Sangue de Toledo, além das doações, também realiza o cadastro de candidatos à doação de medula óssea. As bolsas são distribuídas nos 18 municípios da 20ª Regional de Saúde, entre as unidades de saúde conveniadas (hospitais e clínicas).

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.