Dia do Doador: Banco de Sangue e Lions Club Toledo promovem evento para celebrar a data
Estimated reading time: 5 minutos
Doar sangue é um gesto de solidariedade. Doar sangue é fazer o bem. Doar sangue é uma forma de ajudar a salvar vidas. O Dia Nacional do Doador de Sangue é celebrado na data de 25 de novembro. A Unidade de Coleta e Transfusão de Toledo (Banco de Sangue) em parceria com o Lions Club Toledo teve uma programação especial para comemorar a data.
A ação aconteceu no domingo (24), no Lago Municipal, das 17h às 19h. O evento visa promover a conscientização sobre a importância do ato. Além das atividades educativas também serão distribuídos picolés em formato de coração e orientações sobre doação de sangue.
“Em relação aos preparativos para o dia do doador já iniciamos com pequenos gestos, como adesivos de coração que são colados nos curativos dos doadores, evidenciando nosso amor e respeito pelo gesto solidário”, cita a chefe da Unidade de Coleta e Transfusão de Toledo (Banco de Sangue), Vania Frigotto. “Além disso distribuiremos chaveiros em formato de coração na semana como gesto de gratidão”.
Segundo Vania, a ideia é manter a parceria com o Lions para as diversas ações que desempenharem. “O ‘ponta pé’ inicial dessa parceria é fazer uma sensibilização junto à população com a divulgação de informações sobre doação de sangue e a distribuição de picolés em formato de coração – com a logo sobre a doação de sangue e abordando o Dia Nacional do Doador de Sangue que é comemorado no dia 25 de novembro. O objetivo é que em todas as ações a serem desempenhadas pelo Lions sejam abordadas orientações sobre a importância da doação de sangue e assim, por exemplo, quando forem distribuir marmitas, serão colados adesivos sobre a doação”, explica.
DOADORES EM AÇÃO – Em outubro, o Bando de Sangue de Toledo realizou uma campanha com o tema halloween para atrair mais doadores. E a campanha deu certo! Durante os dias 28 de outubro até 1º de novembro, os doadores que foram doar e estavam fantasiados ganharam um brinde surpresa.
“Avaliamos a campanha de forma positiva, pois, tivemos adesão principalmente dos jovens que de fato eram o público esperado. Observamos que faz-se necessário desenvolvermos campanhas mais voltadas a este público, pois, são os doadores do futuro”, pontua Vania.
OUTUBRO POSITIVO – Em relação aos números, a chefe da Unidade de Coleta e Transfusão de Toledo relata que estava com queda nos meses de julho, agosto e setembro. “Estávamos variando entre 500 e 600 doadores no período, no mês de outubro tivemos o total de 730 doadores em Toledo e mais 100 doadores na Unidade de Coleta Externa em Marechal Candido Rondon, totalizando assim 830 doadores no mês de outubro”.
PARA SER DOADOR – Para ser voluntário é preciso ter entre 16 a 69 completos, pesar no mínimo 51 quilos, ter boa saúde, estar bem alimentado, hidratado e apresentar um documento de identidade com foto. Os homens podem fazer a doação de dois em dois meses, enquanto as mulheres devem respeitar um intervalo de três meses para cada doação. São coletados aproximadamente 470 ml de sangue, de acordo com o peso e altura do doador, além de quatro tubos de sangue para a realização dos exames.
SALVAR VIDAS – Com uma doação é possível salvar até três vidas, devido o fracionamento do sangue. Após ele ser coletado precisa ser processado e fracionado em hemocomponentes. Assim uma doação resulta a produção de três tipos de hemocomponentes: plasma fresco, plaquetas e hemácias. Não se transfunde o sangue total. Esse fracionamento otimiza o uso do sangue, pois o paciente só irá receber o componente que ele realmente precisa e isso garante uma melhor estabilidade na questão de estocagem.
Da Redação
TOLEDO
DESDE A DÉCADA DE 90
A Unidade de Coleta e Transfusão de Toledo entrou em funcionamento na data de 5 de outubro de 1997. Entretanto, iniciou as coletas de sangue somente no mês de janeiro do ano seguinte. Na época, o Banco de Sangue era administrado pela Prefeitura em parceira com a Secretaria estadual da Saúde (Sesa). As bolsas são distribuídas nos 18 municípios da 20ª Regional de Saúde, entre as unidades de saúde conveniadas (hospitais e clínicas).