Atleta de Toledo é convocado para Seleção Brasileira Mista HCR4
O atleta da Associação Toledense de Atletas em Cadeiras de Rodas (Atacar) Luís Felipe Oliveira foi convocado para a primeira etapa de treinamento da seleção brasileira mista HCR4. O objetivo é preparar a equipe para o Campeonato Mundial 2022 – Internacional Handball Federation (IHF).
A Associação Brasileira de Handebol em Cadeira de Rodas (Abrhacar) encaminhou, na última quinta-feira (3), um ofício circular informando a convocação do jogador. De acordo com a presidente da Associação, Gévelyn Cássia Almeida, o atleta deve se apresentar dia 28 de março, na cidade de Rio do Oreste (SC) para apresentação do atleta junto aos demais membros convocados para participar da primeira etapa de treinamento. Esta etapa se encerra no dia 4 de abril deste ano.
DESAFIO – No ofício circular, a presidente da Associação informa que a não participação do atleta no planejamento do ciclo de treinamentos previstos para 2022 acarretará em exclusão do nome do mesmo da lista dos atletas, oficialmente, convocados sendo o mesmo substituído pela listagem de suplências.
Neste momento, o desafio do atleta da Atacar é o investimento com o deslocamento até a cidade catarinense, pois a Abrhacar, em parceria com o município sede, será responsável pelo fornecimento de hospedagem, alimentação e translados internos durante a etapa de treinamento. “Hoje, eu preciso de auxílio no pagamento das passagens”.
De acordo com o atleta, a Atacar não possui patrocinadores oficiais. “A Secretaria de Esporte e Lazer de Toledo (Smel) auxilia com a aquisição de material e transporte para alguns campeonatos”, afirma Luís Felipe. “Quem puder colaborar com as minhas passagens serei muito grato”.
Na seleção, o atleta é o pivô e ele comenta que é a segunda vez que é convocado para fazer parte deste time. “Estou muito contente em representar a Atacar e o município. A expectativa é a melhor! Estou feliz em poder fazer parte de novo da seleção. A vaga é o desejo de todo o atleta que pratica o esporte”, afirma Luís Felipe.
Atualmente, o atleta treina três vezes por semana – terça, quinta e sexta – das 19h às 21h na Universidade Paranaense (Unipar), campus Toledo. “Faço parte da Atacar desde 2012. Conheci atletas que faziam parte do projeto. Um dia fui fazer uma consulta próximo do local de treinamento e marquei para conhecer o grupo”, conta Luís Felipe.
Ele menciona que no começo até nem queria jogar por estar revoltado com a situação de ter que usar a cadeira de rodas. “Depois que conheci o esporte, a minha vida mudou. O handebol me ajudou tanto na parte física como na psicológica. Eu gosto de estar em quadra e o meu desejo é pode defender as cores do país”, finaliza o pivô da Seleção Brasileira Luís Felipe.
Da Redação
TOLEDO