Atleta de Campo Mourão vai disputar as Olimpíadas de Paris

A atleta paranaense Flávia Maria de Lima foi oficialmente convocada pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBA), nesta segunda-feira (8), para disputar os Jogos Olímpicos de Paris 2024, que começam no dia 26 de julho. Esta já é a segunda Olimpíada da atleta, que também participou da Rio 2016.

A convocação aconteceu após Flávia vencer a prova dos 800 metros rasos no Troféu Brasil de Atletismo – com o tempo de 2min01.16 – e conquistar seu quinto título nesta competição. O torneio foi disputado em São Paulo, no dia 30 de junho, e a vitória de Flávia consolidou sua posição como a melhor do ranking brasileiro de Atletismo nesta modalidade, garantindo sua vaga na equipe olímpica.

Na mesma competição, a atleta também conquistou o terceiro lugar nos 1.500 metros, com o tempo de 4min29.08, demonstrando sua versatilidade e excelência nas competições de meio-fundo.

Vitórias na Europa

Flávia teve uma série de ótimos resultados na Europa, no mês de junho. Primeiro ela venceu os 800m com o tempo de 2min01.89 e bateu o recorde da prova no Meeting, realizado em San Vito al Tagliamento, na Itália, no dia 2.

Depois, no dia 8 de junho, ganhou os 800m do BMC Grand Prix de Watford, na Inglaterra, com o tempo de 2min01.26, assumindo a liderança do ranking brasileiro em 2024.

Em seguida, no dia 16, Flávia obteve o melhor resultado da temporada; com tempo de 2min00.92 e ficou em segundo lugar no Meeting de Troyes, na França. A jornada europeia terminou com um terceiro lugar no Meeting de Bilbao, na Espanha, em 18 de junho.

Preparação Olímpica

Flávia, que treina há 14 anos, destaca a importância de manter a cabeça no lugar e usar as adversidades como combustível para vencer. “O que mudou em mim foi a mentalidade, como trabalhar meu emocional, controlar as emoções, fortalecer o corpo e o espírito”, conta a atleta.

Para a competidora, os cuidados com a preparação são essenciais. Por isso, ela aprendeu a escutar seu corpo e a respeitar seus limites. “Todo cuidado é essencial. Aprendi a sentir minha musculatura, sei quando estou cansada ou o músculo está preste a lesionar. Aprendi que o corpo tem limites e devemos respeitá-los”, diz a corredora, que está fazendo sua preparação olímpica em Campo Mourão, Curitiba e em Campo do Tenente, no Paraná. São três a quatro horas de treinos por dia, dependendo da intensidade.

Chances de ir ao pódio

Flávia sabe que a participação nas Olimpíadas de Paris 2024 será muito acirrada, já que as demais atletas de outros países vão garantir uma prova disputada. As favoritas na modalidade dos 800m são as atletas britânicas, mas a brasileira está se preparando para o desafio.

“Para superá-las, é preciso ser valente, encaixar atrás delas e não deixar abrir distância. Será na raça. E para ser pódio ou finalista nas Olimpíadas, tenho que colocar em prática tudo que venho fazendo nos treinos, sem temer”, diz a corredora que, além do suporte esportivo, recebe apoio psicológico para fortalecer a mente.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.