Atividade física x altas temperaturas: é preciso cuidados com a saúde

As elevadas temperaturas interfere diretamente nas atividades físicas. É preciso ainda mais atenção quando o clima ainda conta com a baixa umidade relativa do ar. Quem gosta de treinar ao ar livre precisa adotar cuidados diferenciados e ficar em estado de alerta em relação aos sinais que o corpo passa.

Entre os problemas que o clima pode desencadear está a hipertermia –  que é quando ocorre a elevação excessiva da temperatura e dificuldade de evaporação efetiva que é o principal mecanismo de controle da temperatura durante o exercício. “Estado de hipertermia é quando a temperatura ultrapassa 43.3ºC”, comenta o chefe da 20ª Regional de Saúde, o médico Fernando Pedrotti.

“Vale pontuar que muito valor é relativo, por exemplo, teoricamente, seria o limite seria 28ºC, sendo que alguns consideram limite de 30 a 32ºC. Contudo, isso depende também da condição de saúde. Se a pessoa tem problemas cardíacos e é obesa, se o temperatura estiver acima de 23ºC já existe mais preocupação”, alerta.

EM ALERTA – Pedrotti destaca que pessoa pode ter um colapso, ou seja, um desmaio durante a prática de atividade física, isso em uma condição mais branda. Também pode sentir tontura, câimbra, confusão mental, entre outros indicativos de que é preciso parar.

“Para reduzir a sensação de calor dos treinos nos dias com temperaturas elevadas, a dica é optar por espaços mais frescos, fazer intervalo regulares durante as práticas e treinos mais curtos. Manter o corpo hidratado, fazendo o consumo de isotônico (o mais indicado é o soro caseiro), água de coco também é uma opção e água, usar roupas leves, não usar roupas escuraras e aplicar o protetor solar sempre que estiver fazendo uma atividade física em espaços abertos”, pontua.

PRATICAR ATIVIDADE FÍSICA COM CUIDADO – O médico destaca que os exercícios só devem ser feito se tiver muita atenção e cuidados básicos para evitar danos irreparáveis à saúde. Ele também destaca que é interessante evitar treinar nos horários de pico do calor, fazer pausas para resfriar o corpo, mas não deixar de treinar, pois a atividade é fundamental para manter a saúde.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.