Atendimento psicológico: demanda online movimenta plataformas digitais

A psicologia também precisou se adequar aos modelos de atuação durante o auge da pandemia de Covid-19. Antes, pouco se falava em psicoterapia através de plataformas digitais. O que era uma alternativa para atender as necessidades em 2020 se tornou uma prática permanente, ou seja, os atendimentos online, via plataforma, vieram para ficar e cada vez mais garante seu espaço.

“Durante a pandemia de covid-19, a psicologia desempenhou um papel fundamental no apoio emocional à população, ao oferecer suporte psicológico online e desenvolvendo estratégias para lidar com o isolamento social e a ansiedade”, pontua a psicóloga, especialista em neuropsicologia, Solange Pereira de Souza.

Conforme a profissional, a pandemia acelerou uma transformação que já estava em curso na psicologia: a digitalização dos serviços. Ela comenta que a necessidade de isolamento social impulsionou a popularização da terapia online, que se tornou uma alternativa viável e segura para muitos pacientes. Além disso, procura por atendimento psicológico aumentou significativamente durante esse período, devido aos impactos psicológicos da pandemia, como ansiedade, depressão, isolamento social e luto.

“A inserção do atendimento online foi rápida e adaptável, impulsionada pela necessidade e pela disponibilidade de ferramentas tecnológicas. Psicólogos e pacientes precisaram se adaptar a novas plataformas de videoconferência e encontrar maneiras de criar um ambiente terapêutico seguro e eficaz no ambiente virtual. Essa mudança exigiu um esforço conjunto de profissionais e instituições para garantir a qualidade dos serviços prestados”, aponta ao citar que a pandemia evidenciou a importância da saúde mental e a necessidade de expandir o acesso aos serviços psicológicos, especialmente em momentos de crise.

REFLEXOS DA PANDEMIA – De acordo a profissional, a pandemia deixou marcas. Ela aponta que os reflexos da pandemia na psicologia são diversos e complexos, por exemplo, a demanda por atendimento psicológico continua alta, especialmente, para tratar os traumas e as sequelas emocionais da pandemia. “A terapia online se consolidou como uma modalidade de atendimento importante, complementando o atendimento presencial. No entanto, a pandemia também evidenciou as desigualdades sociais no acesso à saúde mental, com muitas pessoas ainda sem condições de acessar serviços psicológicos”, avalia.

UM DIVISOR DE ÁGUAS – A pandemia, segundo Solange, foi um marco para a psicologia, acelerando a digitalização dos serviços e evidenciando a importância da saúde mental. Ela pontua que muitos desafios permanecem, como a necessidade de ampliar o acesso aos serviços psicológicos, combater o estigma associado à saúde mental e investir em pesquisa e formação de profissionais.

“Acredito que o futuro da psicologia é promissor, com novas tecnologias e abordagens terapêuticas surgindo constantemente. No entanto, é fundamental que a profissão mantenha seu foco no bem-estar humano e na promoção da saúde mental para todos”, conclui.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.