Astronomia: uma nova forma de incentivar o ensino das ciências

A escola tem papel importante para estimular o gosto pela ciência na criança. Os fenômenos e os corpos do universo costumam despertar curiosidade em cada estudante e a Astronomia desponta como um caminho potencial para essa aproximação. A Secretaria Municipal de Educação (Smed) promove a 1ª Semana de Astronomia da Rede Municipal de Ensino de Toledo até esta quinta-feira (13). A abertura oficial aconteceu na última segunda-feira (10).

Segundo o professor doutor do Instituto Federal do Paraná Fábio Souza Alves, a astronomia é um tema que desperta um enorme interesse das pessoas. Ele explica que observar os fenômenos celestes sempre foi objeto das civilizações humanas. “Trata-se de uma área de conhecimento que permitiu e permite grandes descobertas científicas e inúmeras produções tecnológicas e que dentro do seu tempo chegam em nossas casas”.

Alves explica que como área de conhecimento, a velocidade das descobertas e das informações nas redes sociais e das mídias tem ocorrido de forma espantosa. “Neste sentido, esse enorme número de informações requer um maior preparo das pessoas que ensinarão este conteúdo”.

No contexto escolar, o tema astronomia também está presente e em diversas etapas do ensino. Por esse motivo, é fundamental que os participantes possam ter acesso a estes novos conhecimentos de forma a levar estes conteúdos para os estudantes. O evento é destinado aos professores dos quartos e quintos anos de Ciências e de Laboratório de Ciências e o professor Fábio já ministrou as palestras ‘O Ensino da Astronomia no Ensino Fundamental’ e a ‘Conquista do Espaço: A Viagem da Humanidade à Lua’.

PROGRAMAÇÃO – A 1ª Semana de Astronomia é um evento promovido pela Prefeitura de Toledo através da Secretaria da Educação que em parceria com o Instituto Federal de Capanema, Universidade Federal do Paraná (IFPR), campus de Palotina e pesquisadores da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Toledo e de Cascavel.

A programação busca promover a formação continuada dos professores da rede municipal sobre o tema Astronomia. O professor Fábio ainda destaca a divulgação e a popularização da ciência por meio da Astronomia e que através da formação continuada, os professores estarão preparados e vão motivar os estudantes no ensino das ciências. “Espera-se que os professores tenham um excelente aproveitamento, o evento contará com uma programação diversificada, com várias oficinas e palestras com temas diferentes e atuais”.

No evento, os professores têm contato com oficinas que tratam sobre os riscos dos impactos de meteoros e asteroides, sobre constelações celestes, sobre construção de foguetes, haverá também palestras sobre a viagem da humanidade à Lua, sobre a exploração do Planeta Marte e sobre a possibilidade de vida fora Terra.

A coordenadora de projetos de Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Educação de Toledo Sandra Kopeginski pondera que nesta quarta-feira (12) são oferecidas entre oito e seis oficinas por período, sendo uma por período também na modalidade Sincrona, pois na rede tem professores realizando trabalho remoto.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também

Comentários estão fechados.