Associações Comerciais e Empresariais do Oeste estabelecem estratégias para desenvolvimento

“As entidades empresariais estão comprometidas com o crescimento e a prosperidade do Oeste do Paraná”, essa é a afirmação do coordenador da Microrregional 03 da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste (Caciopar), Cristiano Rocha, que também é vice-presidente de Relações Institucionais da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit).

Rocha explica que as reuniões da Coordenadoria oferecem um espaço valioso para a discussão de questões que afetam a região. “E a colaboração em prol do desenvolvimento econômico e empresarial como um todo”.

De acordo com o coordenador as pautas da Microrregional 03 foram baseadas nas demandas das próprias Associações Comerciais e Empresariais (ACEs). “Essa decisão aconteceu durante a reunião para definir o Planejamento Estratégico”, afirma.

DEMANDAS – Rocha recorda que o primeiro assunto abordado foi o Marco Temporal. “Muitos municípios estão atentos a essa questão. Outro assunto abordado foi a questão de Infraestrutura e Logística. Existe a preocupação com nossas rodovias e pedágios”, menciona.

O próximo assunto a ser tratado pelos membros da Microrregional 03 é a dificuldade de alguns municípios com a distribuição de energia pela Copel. “Essa também é uma pauta da Caciopar, como um todo, pois outras micros também apresentaram essa pauta como dificuldade”, pontua o coordenador.

Ele relata que as Associações Comerciais e Empresariais observam as demandas de forma mais local no seu município. “A Caciopar tem essa visão macro; o Oeste como um todo, um território”.

PROGRAMAÇÃO – O último encontro da Microrregional 03 da Caciopar aconteceu no dia 16 de outubro, na Acit, em Toledo, oportunidade em que Cristiano Rocha conduziu a reunião.

A reunião teve a presença do presidente da Caciopar, Lucas Ghellere, e do presidente do Programa Oeste em Desenvolvimento (POD), Rainer Zielasko.

Ele trouxe em pauta uma discussão sobre a questão dos pedágios no estado do Paraná. Rainer Zielasko compartilhou informações relevantes sobre o acompanhamento que o POD tem realizado, as tratativas já efetuadas em parceria com as entidades envolvidas para a redução das tarifas de pedágio e a execução de obras de infraestrutura que beneficiem a região. Além disso, ele apresentou informações atualizadas sobre o status das licitações dos lotes de pedágio.

O encontro também recebeu o coordenador da Câmara Técnica de Empregabilidade do POD, Sérgio Marcucci, que abordou sobre o levantamento do perfil das vagas de emprego na região Oeste do Paraná. Nesse sentido, ele solicitou o apoio ativo das Associações Comerciais e Empresariais presentes para a divulgação da pesquisa e o incentivo às empresas locais para participarem e responderem ao questionário, contribuindo assim para a melhoria do mercado de trabalho regional.

Outro destaque da reunião foi a participação de Wilian Thomaz, consultor do Sebrae Toledo, que compartilhou informações valiosas sobre as soluções e recursos que o Sebrae oferece às ACEs e seus associados. Para finalizar, a Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar) apresentou um case de sucesso.

Conforme Rocha, a Microrregional 03 é uma entre as quatro que subdivide a Caciopar. O coordenador comenta que as reuniões são realizadas em várias associações com a intenção de prestigiar as Associações Comerciais e Empresariais. “Na Micro 03 optamos por realizar mais encontros em Marechal Cândido Rondon, na Acimacar. Aquela Associação está bem no meio da nossa região, uma vez que vai até Guaíra. Desta maneira, conseguimos oportunizar a participação de todos. Essa decisão foi do grupo”, finaliza.

Da Redação*

TOLEDO

*Com informações da Assessoria da Acit

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.