Assembleia aprova e Lindeiros avançam em processo para usina de projetos

O Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu reuniu, nesta quinta-feira (1º), prefeitos, vereadores e representantes de associações comerciais para a última Assembleia Geral Ordinária (AGO), de 2022. Com as definições aprovadas em assembleia, a diretoria da entidade dará continuidade à ações e projetos que estão em andamento.

Na pauta esteve a apresentação do Decreto 12.569 da Casa Civil do Governo do Estado do Paraná, que conta com a participação de representantes do Conselho dos Lindeiros, apresentação dos trabalhos da Rede de Cooperação do Artesanato, apresentação dos estudos sobre o consórcio multifinalitário e sala de projetos, ferramentas em processo de implementação na região, apresentação do percentual que deverá ser usado em 2023 para compor as mensalidades das câmaras municipais de vereadores e prefeituras municipais, conforme alteração estatutária de maio de 2022, prestação de contas e assuntos gerais.

REDE DE ARTASANATO – Um dos trabalhos em andamento, dentro do Programa de Governança, Inovação e Inteligência para Desenvolvimento dos Arranjos Produtivos nos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu (PGR), é a Rede de Cooperação do Artesanato. A estruturação foi apresentada pela diretora técnica do Conselho dos Lindeiros, Sandra Finkler.

Alguns detalhes para embasar ações da diretoria do Conselho dos Lindeiros foram aprovados e possibilitam a continuidade de projetos e definições para a implantação, tanto do consórcio multifinalitário, quanto da sala de projetos, ferramentas que devem ser utilizadas para atender os municípios da região que margeia o Lago de Itaipu.

VIAGEM TÉCNICA – Os presentes à AGO também definiram para o período de 14 a 16 de fevereiro de 2023 uma visita à Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (Amfri) para conhecer a sala de projetos em funcionamento na entidade. O objetivo é estimular os gestores a entenderem o mecanismo de trabalho, tendo em vista o processo para implantação de estrutura semelhante para atender aos municípios lindeiros. “O regimento e linhas de ações estão sendo definidos. Estamos preocupados com a economicidade.”, destaca o presidente do Conselho dos Lindeiros, o prefeito de Guaíra, Heraldo Trento. “Tivemos a oportunidade de fazer uma entrega final do projeto que estamos trabalhando a mais de um ano e meio”, ressalta o gerente regional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Augusto Stein. 

A sala de projetos e consórcio multifinalitário tiveram parceria do Sebrae para o estudo de implantação.

ALTERAÇÕES ESTATUTÁRIAS – Alterações feitas no estatuto do Conselho dos Lindeiros também preveem nova metodologia para a contribuição mensal de prefeituras e a inclusão das câmaras de vereadores como entidades que pagarão mensalidades. Uma nova discussão a respeito deste assunto deve ser feita em 2023.

Com as deliberações, a diretoria deve prosseguir com algumas ações, como a análise sobre a localização e estruturação da sala de projetos, que, inicialmente deve ter sede em Santa Helena, junto ao Conselho dos Lindeiros. 

SANTA HELENA

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.