Argentino Juan Ignacio de Giacomi vence o 53º Aberto do São Fernando Golf Club

O que parecia ser uma vitória fácil do argentino Juan Ignacio de Giacomi, que começou a rodada final, domingo (27), vencendo por cinco e ainda ampliou sua vantagem para sete tacadas após a primeira metade do campo, acabou se transformando em uma emocionante disputa pelo título do Santander AAdvantage – 53º Aberto do São Fernando Golf Club – 2023, torneio que valeu para o Ranking Mundial Amador de Golfe (WAGR) e para os rankings Nacional e da Federação Paulista de Golfe (FPGolfe), todos na categoria masculina.

Depois de jogar os primeiro 45 buracos com uma acima do par, Giacomi perdeu o controle do seu jogo ao fazer um duplo bogey no buraco 11, quando a garoa que caiu todo o final de semana se transformava em chuva, no dia mais frio do ano, com temperaturas por volta de 10º C e sensação térmica ainda menor. Logo a seguir, o argentino fez mais dois duplo bogeys, nos buracos 13 e 14, seguidos de bogeys no 15 e no 16, ou seja, devolveu oito tacadas em seis buracos. Neste momento, Giacomi já vinha com nove acima no total, empatado com Andrey Borges, de Brasília, e com o juvenil chileno Santiago Schele, que jogavam no grupo da frente.

DECISÃO – Giacomi reagiu com um birdie no buraco 17 para voltar a ficar uma à frente dos dois adversários, que tiveram chances de vencer ou forçar um desempate, sobretudo Andrey que ficou longe da bandeira 18 com a segunda e deu três putts para fazer bogey e terminar com 10 abaixo. Schele fez pior ao deixar o drive injogável ir com a terceira para a parede da banca, onde teve um drop sem penalidade, antes de errar de perto para fazer duplo bogey e somar 11 abaixo.

O argentino não viu eles terminando o 18 e quando chegou ao green com a segunda, não conseguiu ver o placar. Nesse momento ouviu que dois putts bastavam para vencer, mas deu três, ao errar o segundo de menos de um metro, para fazer bogey. Ele só se deu conta que havia vencido quando os fotógrafos lhe pediram para posar para uma foto da vitória, ainda no green. Ele foi campeão com 222 tacadas (73-70-79), nove acima do par.

PESADELO – “Depois do desastre no 11 perdi totalmente a concentração e foi cometendo muitos erros” conta Giacomi, que jogou nos quatro anos na NCAA, como número 1 da equipe da Universidade West Florida, e agora se prepara para disputar as seletivas unificadas do PGA Tour, Korn Ferry Tour e do no PGA Américas. O argentino, convidado pela diretoria do São Fernando com mais três estrangeiros, começou a semana como número 710 do WAGR e deve subir várias posições nesta semana.

Enquanto Giacomi assinava e entregava o cartão, seu nome estava sendo gravado no novo troféu do Aberto do São Fernando, de posse transitória, como é praxe nos torneios mais importantes do mundo. O nome de Giacomi inaugurou a placa do novo troféu do São Fernando, que receberá em breve o nome dos vencedores das 52 edições anteriores.

SÃO PAULO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.