Recesso escolar: profissionais orientam com aproveitar bem o período

O período de férias é para sair da rotina no sentido de programação de atividades. Contudo, é um período para descobertas as quais podem acontecer através da leitura, além de outras atividades que visam promover momentos de descontração em família.

“Esse período pode ter uma rotina um pouco mais flexível, como por exemplo, permitir que o filho assista televisão ou jogue videogame até mais tarde, durma até um pouco mais tarde pela manhã.  Mas é importante observar e manter horários regulares de sono, de pelo menos 8 horas por noite, manter horários das refeições, as atividades esportivas, incluir atividades novas nos horários livres. Quanto aos atendimentos específicos que algumas crianças possuem, sempre é importante a família avaliar juntamente com o profissional a viabilidade da manutenção do atendimento, de modo que a criança não tenha prejuízos no seu desenvolvimento”, cita a professora e psicopedagoga clínica e institucional, Edna Heloisa Schaeffer Amaral, e a psicóloga e neuropsicolga, Sandra Cristina Boufleur.

Segundo as profissionais, é importante considerar uma rotina mais leve de estudos, realizar atividades mais lúdicas e prazerosas que podem contribuir na manutenção da rotina de estudos das crianças, como por exemplo no horário de fazer as tarefas, ler um livro, brincar, jogar, fazer uma receita junto com seu filho. Essas são atividades que se forem bem selecionadas e planejadas poderão deixar esse momento muito prazeroso e com memória afetiva para a criança.

LONGE DAS TELAS

“As crianças adoram movimento e uma dica super gostosa para diminuir o tempo de tela das crianças é convidá-las para uma atividade física, pular corda, brincar de amarelinha, andar de bicicleta, brincar no parque, jogar bets, brincar com seu pet. Cada um deverá usar sua criatividade e contar com a participação de seu filho na seleção das atividades. Envolver o filho em atividades como cuidar do jardim, limpar o canil”, indicam.

Para as profissionais, o importante é manter uma rotina um pouco mais flexível durante esse período, pois assim as crianças não terão tanta dificuldade de adaptar-se às atividades logo após o recesso escolar.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.