Aplicativo Vox visa promover a inclusão social da comunidade surda

A inclusão social ainda é um desafio. Estão em alta iniciativas que visam romper barreiras, promover mais qualidade de vida e a inserção na sociedade. Universitários de Toledo criaram uma startup que traduz libras para o português: o aplicativo Vox.

“A ideia surgiu durante o programa Startup Garage, ao realizarmos um estudo da nossa persona (Mateus, 26 anos, universitário e surdo), identificamos que existia uma dor muito grande, que era dele e de toda a comunidade surda. Essa dor seria a dificuldade na comunicação com os ouvintes em atividades como consultas médicas, entrevista de emprego ou mesmo em atividades do dia a dia, foi aí então que surgiu a ideia de criar uma solução para um diálogo entre surdo e ouvinte sem barreiras”, explica um dos idealizadores do aplicativo e diretor de finanças e planejamento estratégico do Vox, Isaque Neves.

O trabalho todo é desenvolvido pela equipe. Além de Neves, o aplicativo tem como idealizadores Eduarda Amorim, Mateus Francisconi, Tainara Schreiber e Kauane Nobre; suporte técnico professora e interprete de libras, Tatiane Tielle, e o desenvolvedor de software, Lucas Mathioni.

O objetivo da iniciativa é fazer com que seja quebrada a barreira na comunicação entre surdo e ouvinte. O aplicativo de celular utiliza de inteligência artificial para interpretar os sinais de libras e converte-los em texto e voz. A ideia é promover inclusão, inovação e solução.

PROMOVER A INCLUSÃO – “Já tivemos conquistas com iniciativa. Ganhamos o primeiro lugar no Startup Garage, um programa do Sebrae em parceria com a FAG. Desde a apresentação da ideia do projeto temos recebidos constante apoio das pessoas que enxergam a necessidade do Vox”, destaca o diretor de finanças e planejamento estratégico do Vox.

De acordo com Neves, o Vox está se estabelecendo no mercado e pretende se tornar uma startup com grande abrangência no país. “Estamos em fase de captação de possíveis investidores para alavancagem da startup”, conclui.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também

Comentários estão fechados.