Apae/Toledo recebe, nesta quarta (24), apresentações do Circo da Alegria

A quarta-feira (24) promete ser muito especial para os alunos da Associação dos Pais e Amigos e Excepcionais (Apae) de Toledo. O Circo da Alegria fará apresentações na sede da entidade em duas sessões: das 9h às 11h e das 14h às 15h30. Depois do espetáculo, será servido para eles um delicioso coffee break.

Promovida pela Secretaria de Políticas para Infância, Juventude, Mulher, Família e Desenvolvimento Humano (SMDH), a atividade é o ponto central da programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla em Toledo, que contará ainda com uma reunião de trabalho com o Programa de Educação Especial da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (PEE/Unioeste) também marcada para quarta, às 16h, no câmpus local da instituição. Na pauta, a organização do 1º Seminário de Lutas das Pessoas com Deficiência que será realizado nos dias 21 e 22 de setembro.

A titular da SMDH, Jennifer Thays Chagas Teixeira, destaca que a pasta, por meio da Coordenadoria de Políticas para Pessoas com Deficiência, tem trabalhado com intensidade em ações voltadas especificamente para este público. “Este momento na Apae será para celebrarmos, por meio da arte, todas as conquistas que este grupo alcançou nas últimas décadas, mas também para lembrarmos de todas as lutas que temos pela frente. Da nossa parte, estamos trabalhando em ações pontuais, como as voltas as pessoas com síndrome de Down e com TEA [transtorno do espectro autista] e temos esta parceria com o PEE da Unioeste na organização deste seminário no qual será promovido um debate com organizações governamentais e não governamentais a respeito do assunto, propondo políticas públicas, metodologias de trabalho e estratégias que visam à garantia de direitos das pessoas com deficiência”, salienta.

Jennifer anuncia que os dois próximos meses reservam novidades nesta área. “Temos o Setembro Azul, ação em nível internacional destinada às pessoas surdas à qual Toledo aderiu, mas o grande momento para esta comunidade será a implementação em outubro da tão sonhada Central de Libras. De forma presencial ou remota, intérpretes da Língua Brasileira de Sinais facilitarão o atendimento destas pessoas nas unidades do serviço público do município. Na esteira desta conquista, seguiremos avançando de forma intersetorial para que mais políticas nesta área sejam viabilizadas”, comenta a secretária.

Da Prefeitura de Toledo

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.