Aos 85 anos, Sumiko Imoto é atração na Taça Brasil Máster

A paulista Sumiko Yamakawa Imoto (ANASP-SP) é um dos destaques da Taça Brasil Máster Loterias Caixa de Atletismo, que será disputada sábado e domingo (11 e 12) no Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo, na cidade de Bragança Paulista (SP).

A paulista Sumiko Yamakawa Imoto (ANASP-SP) é um dos destaques da Taça Brasil Máster Loterias Caixa de Atletismo, que será disputada sábado e domingo (11 e 12) no Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo, na cidade de Bragança Paulista (SP). Aos 85 anos, ela está inscrita no arremesso do peso, lançamento do disco e lançamento do martelo, provas em que foi campeã da edição passada na categoria 80+.

Animada, ela esbanja alegria. É uma verdadeira lição de vida para todos os mais jovens.

Campeã mundial máster do lançamento do disco em 2018, em Málaga, Espanha, ela continua ativa. De 26 de março a 1 de abril deste ano, na estreia na categoria 85+, por exemplo, ela bateu o recorde mundial do peso no Campeonato Mundial Indoor em Torún, na Polônia, com 8,25 m. Em um espaço aberto ao lado do estádio, bateu o recorde mundial ao ar livre do lançamento do disco, com 21,22 m.

“Ela está planejando competir no próximo Mundial Outdoor em agosto de 2024 em Gotemburgo na Suécia. E este mês viaja para Lima no Peru para disputar o Campeonato Sul-Americano”, disse a filha Miyuki Imoto, que assim como o pai Massao e os irmãos Cláudio, Yukari e Emílio praticaram atletismo. “O Cláudio é o único ainda em atividade fazendo corridas de rua”, explica.

Nascida em Marília (SP), no dia 1 de março de 1938, Sumiko disse que sempre fez atletismo. “Já fui campeã brasileira adulta do disco, em 1961, quando era ainda bem jovenzinha”, lembrou a atleta que nas competições é orientada por Neilton Moura, treinador da seleção brasileira. “Agora, desde o fechamento do Estádio Ícaro de Castro Mello, não consigo mais treinar arremesso e lançamentos”, comentou a competidora da Agremiação dos Nikkeis de Atletismo São Paulo. “Então faço trotes no Parque do Ibirapuera”, completou.

BRAGANÇA PAULISTA (SP)

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.