Alunos participam de sessão e aprendem sobre o Poder Legislativo

A sessão da Câmara de Toledo na segunda-feira (19), contou com a participação dos alunos do 3° ano da Escola Adventista, os quais acompanharam parte dos trabalhos e depois tiveram um espaço aberto pelo presidente Dudu Barbosa. O presidente da Câmara destacou aos estudantes que onde tem política pública, tem legislação e onde tem legislação, tem a Câmara Municipal, como no caso da votação que isentou os estudante de pagar qualquer valor pelo transporte público em Toledo. “Agradecemos de coração a visita de vocês”, disse o vereador, apontando que ela é pedagógica para os alunos e também para os vereadores, abrindo espaço para que fizessem perguntas aos vereadores e destacando que o intervalo na sessão servia para “contribuir com a formação daqueles que serão o futuro da nossa cidade”.

Os alunos da Escola Adventista compareceram à Câmara acompanhados das professoras Euzilene, Bianca e Júlia, do pastor Jonathan Rodrigues de Aguiar e de Raiane e Tiago Queiroz como parte das atividades que desenvolvem atualmente sobre os três poderes da República. As perguntas dos alunos na tribuna abordaram temas como a idade para votar, como os vereadores decidem e outros aspectos. Vários vereadores e vereadoras se manifestaram e também lembraram a aprovação pela Câmara de Toledo do projeto que destinou área de pouco mais de 4 mil m2 no Jardim Gisela à Escola Adventista.

O presidente do Legislativo, Dudu Barbosa, disse que por conta das visitas dos estudantes do Conhecendo Toledo a rotina da Câmara mudou, passando as reuniões das Comissões Permanentes para o plenário para atender os integrantes do programa no espaço mais amplo. Num histórico sobre a Câmara o presidente lembrou que o Poder Legislativo de Toledo iniciou em 1953 com nove vereadores e hoje tem 19, sendo 17 homens e duas mulheres, de 11 partidos diferentes. O presidente ainda abriu espaço aos vereadores para saudarem os estudantes por 30 segundos e passou uma tarefa a eles sobre a cartilha a respeito da Câmara de Toledo elaborada para o Conhecendo Toledo e que foi distribuída na visita.

A tarefa é os alunos discutirem com os seus pais e familiares a cartilha e apontar qual problema conhecem e que percebem que o Município está deixando a desejar, se é um buraco na rua, se é o corte da grama, se é pouca lombada, muita lombada. Eles deverão então voltar com seu relato para a aula e reduzir as sugestões em sala a cinco problemas, como se faz na Câmara, apontando que se faz a redução das questões para elencar as prioridades. A solução à questão trazida pelos estudantes então será buscada pelos vereadores através de lei, de indicação ou requerimento, disse o presidente da Câmara de Toledo, Dudu Barbosa, destacando o caráter didático e pedagógico desta prática sobre a atuação do Poder Legislativo.

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.