Alunos do IFPR – Biopark são premiados em desafios de Games da Eletrobras
“Em Busca de Energia” e “João e a Energia Eólica”, estão na lista dos primeiros cinco games premiados no Desafio FazGame da Eletrobras. Os alunos vencedores são estudantes do primeiro ano do Curso Técnico em informática para Internet Integrado ao Ensino Médio, do Centro de Referências IFPR – Biopark. Os jogos foram desenvolvidos em sala de aula, com o apoio dos professores Olavo José Luiz Junior e Eduardo Alberto Felippsen, que explica que os alunos foram orientados para compreender as regras do desafio e incentivados no desenvolvimento da criatividade para a construção do game. “Como orientador, é um orgulho identificar o potencial dos nossos estudantes frente a um desafio nacional, o qual conseguimos uma excelente colocação”, ressalta Felippsen.
Com as tendências nas inovações tecnológicas, cada vez mais jovens e adolescentes estão antenados para o mundo dos Games. Neste sentido, esse público busca por uma realidade, onde é possível dar asas para a imaginação e que permite descobrir um novo universo e criar com a ajuda da tecnologia. Para a competição, os jogos foram desenvolvidos em quatro semanas. O estudante Félix Iakovacz Lagemann, 16, que faz parte da equipe “Em busca de energia”, desenvolveu a parte de programação do game e enfatiza a felicidade em ser premiado. “Fiquei emocionado por ter feito um projeto que consegui finalizar com um dos meus amigos do antigo colégio e que segue aqui comigo”, comemora.
A mãe do aluno Felix, Tânia Lagemann, explica que a premiação no FazGame é a resposta quanto às escolhas relacionadas a educação do filho que é portador do espectro autista. “A vitória é como se fosse um divisor de águas porque a metodologia do Biopark Educação e do IFPR, impulsionam as altas habilidades do Félix na área da tecnologia. Essas atividades auxiliam no crescimento e desenvolvimento do meu filho. Tenho uma sensação de orgulho do trabalho que realizamos em casa com ele, desde pequeno, e que agora tem um reforço muito importante neste ensino que é inovador”, conclui.
O estudante Pedro Henrique Baron explica que o jogo “Em Busca de Energia”, mostra as vantagens da energia eólica quando comparada com a termoelétrica e com a energia de biomassa. “Nós juntamos a minha criatividade com o conhecimento do Félix e assim fizemos um jogo onde é possível conseguir energia“. O outro game premiado “João e a Energia Eólica”, mostra os benefícos da energia eólica e foi desenvolvido pelos estudantes Felipe Lopes Stelzer, Joao Paulo Modesto Fuechter e Lazaro Marques Dourado Arent. Para o coordenador do centro de referência IFPR – Biopark, Renato Guerreiro, o resultado mostra a dedicação dos professores e o comprometimento dos alunos. “É incrível ver estudantes que há poucos meses não tinham nenhum conhecimento de programação, serem capazes de construir um game. A estrutura é simples, mas demonstra grande potencial dos estudantes. Os professores Olavo e Felippsen transformaram uma atividade de sala de aula, criando uma oportunidade única de aprendizagem. E o resultado foi ficar entre os 5 melhores projetos do país. Uma enorme conquista”, enfatiza.
TOLEDO