Agricultura: setor precisa estar atento aos condições climáticas
Quando o assunto é condições climáticas, a agricultura tende a ser atingida – uma vez que o homem não tem domínio sobre o tempo. No prognóstico do inverno – apresentado pelo Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) – diante da influência de La Niña, com alto risco de geadas, é recomendável a proteção das lavouras passíveis de cuidados preventivos no campo e nos viveiros.
As agrometeorologistas do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar – Emater (IDR-Paraná), Heverly Morais e Angela Costa, orientam os produtores sobre cuidados a serem adotados nas plantações. Devem ser protegidas as mudas recém-plantadas de frutíferas e espécies florestais tropicais. Em caso de forte resfriamento, as granjas de aves e suínos também devem ser aquecidas.
“A previsão de um inverno mais seco pode reduzir o potencial produtivo das culturas dos cereais típicos da estação, como trigo, aveia e cevada. Cerca de 66% da colheita do milho segunda safra deve ocorrer no inverno, com grande perda na produtividade devido às estiagens e ao calor intenso”, aponta de acordo com as previsões.
Da Redação*
TOLEDO
*Com informações do Simepar