Agendamento para transporte de pacientes agora pode ser feito via WhatsApp

Pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) residentes em Toledo que apresentam mobilidade nula ou reduzida, em caráter temporário ou permanente, e que não disponham de transporte próprio, têm à disposição uma ferramenta que lhes dará mais praticidade no momento em que necessitarem de deslocamento para tratamentos médico-terapêuticos pré-agendados. 

Desde o mês de março, o agendamento de serviços de transporte público de saúde para tratamento pode ser feito também via WhatsApp, pelo telefone (45) 3378-8686, disponível 24 horas por dia. A resposta acontece de segunda a sexta-feira, das 8h15 às 11h45 e das 13h30 às 17h15.

O novo serviço atende o transporte de pacientes acamados para consultas e exames eletivos dentro de Toledo; transporte de pacientes para diversas clínicas de Cascavel, como Ceonc e Uopeccan, entre outros; transporte de pacientes com consultas eletivas fora do município; distribuição de passagens para exames e consultas eletivas em Marechal Cândido Rondon; transporte de pacientes para cirurgias eletivas em Assis Chateaubriand, Guaíra, Nova Aurora, Santa Helena, entre outras; retirada de resultado de exames e medicamentos em Cascavel, evitando assim deslocamentos desnecessários; transporte de pacientes que recebem alta de unidades hospitalares da rede SUS; e transporte de pacientes para realização de hemodiálises, quimioterapia e radioterapia.

Pacientes com TFD em Curitiba, em casos que o transporte é feito de ônibus (não são acamados ou não possuem mobilidade reduzida), devem procurar a Central de Especialidades, que atualmente está atendendo na Unidade Básica de Saúde da Paulista, para retirada de passagens de transporte coletivo intermunicipal. 

O coordenador de Transporte Sanitário da Secretaria de Saúde de Toledo, Márcio Rafael Simch, destaca as principais vantagens do novo serviço, como evitar deslocamentos desnecessários de pacientes até a Secretaria da Saúde, ainda mais por conta da pandemia em que aglomerações devem ser evitadas. “Também reduz o congestionamento das linhas, pois recebemos diariamente muitas ligações de pacientes que desejam fazer estes agendamentos. Com o número crescente de pessoas com acesso a internet, o uso deste canal tende a aumentar ainda mais, pois pode ser usado em qualquer local, a qualquer hora. Em algumas semanas de uso, já notamos que muitas pessoas estão preferindo marcar o transporte por meio deste aplicativo de mensagem instantânea”, relata.

Atendimentos

Do começo do ano até hoje, o Serviço de Transporte Público Sanitário para Tratamento Fora do Domicílio (TFD) realizou 2.040 transporte de pacientes para Cascavel, 2.685 deslocamentos de pacientes por meio de ambulâncias dentro do município e 340 viagens para fora de Toledo.

Da Prefeitura de Toledo-PR

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