Adesão ao Suasa/Susaf-PR amplia horizontes das agroindústrias de Toledo

Capitaneada pelo prefeito Beto Lunitti, a equipe da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento esteve na tarde desta segunda-feira (30) no escritório regional da Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento (Seab) para um momento histórico, sobretudo para as agroindústrias de caráter familiar que produzem alimentos de origem animal instaladas em Toledo. O ato marcou a entrega do certificado de adesão do município ao Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa) e ao Serviço Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf-PR).

O documento, emitido pela Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), possibilita que empresas registradas pelo Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal (SIM/POA) e que cumpram os requisitos do Suasa/Susaf-PR possam comercializar seus produtos para todo o estado. A partir disso, elas podem ampliar seus horizontes, não ficando mais restritas aos limites do território toledano, podendo buscar mercados nos 399 municípios paranaenses.

Lunitti entende que a certificação representa uma grande conquista para pequenos proprietários rurais que terão condições melhores para ampliar seus negócios e agregar ainda mais valor à sua produção. “É fundamental transformar proteína animal em produto acabado, com qualidade e sem colocar em risco a saúde das pessoas. Tudo isso estará garantido por este selo que acabamos de receber, o qual fará o agroindustrial familiar ampliar seus negócios, romper barreiras, prosperar na atividade em que gostam de trabalhar”, avalia.

O chefe do Executivo Municipal compreende que esta certificação se junta a outros exemplos de parcerias bem-sucedidas com o Governo do Estado. “Isso se resume a um conceito que tenho usado frequentemente: propósitos convergentes. O governador Ratinho Júnior e o secretário Norberto Ortigara, junto com os técnicos da Adapar, consolidaram a implantação do Susaf no Paraná e Toledo procurou os meios para poder contar com esta certificação. A partir de agora, nossa agroindústria familiar sai de um universo de público de 144 mil para 11 milhões de pessoas”, analisa.

A responsável pelo SIM/POA, Liane Pietrobelli, relata que a busca pelo Suasa/Susaf-PR iniciou-se ainda no ano passado. “Desde então, iniciamos a nos adequar à nova legislação, o que implicou em mudanças na forma de trabalharmos com o serviço de inspeção, bem como na de registrarmos e controlarmos as empresas e o que elas produzem. Este certificado tem um significado importante para nossa equipe, o de que podemos oferecer em nível municipal a mesma qualidade exigida e praticada pelo Governo do Estado, que fiscalizará periodicamente o nosso trabalho, verificando as documentações do SIM e das empresas”, salienta.

Liane explica que Toledo é o 12º município do Paraná a obter a certificação, seguindo critérios estabelecidos pela Portaria nº 81/2020, da Adapar. Por sua vez, as empresas, para poderem solicitarem a adesão, necessitam seguir os limites estabelecidos pela autarquia por meio da Portaria nº 160/2020. “O Suasa/Susaf-PR aplica-se a estabelecimentos cuja planta industrial tem até 250 metros quadrados e que recebam até certa quantidade diária de cada matéria-prima: 12 mil litros de leite, 300 dúzias de ovos de galinha, 1.000 quilos de carnes e 500 quilos de pescado”, informa. 

Da Prefeitura de Toledo-PR

...
Você pode gostar também

Comentários estão fechados.