Acit e Sebrae PR realizam a palestra ‘Maximizando a Lucratividade: descomplicando a análise de crédito e cobrança’

A Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae PR), através do Ponto de Atendimento (PA), promoveu em novembro a palestra ‘Maximizando a lucratividade com análise de crédito e cobrança’. O evento, que contou com a instrução de Paulo Zatti, consultor do Sebrae, reuniu empresários e colaboradores no auditório da Acit.

A Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae PR), através do Ponto de Atendimento (PA), promoveu em novembro a palestra ‘Maximizando a lucratividade com análise de crédito e cobrança’. O evento, que contou com a instrução de Paulo Zatti, consultor do Sebrae, reuniu empresários e colaboradores no auditório da Acit.

Durante a palestra, o palestrante trouxe alguns questionamentos aos participantes, como “Pior que não vender é vender e não receber”. Segundo Zatti, para a economia, o crédito é uma operação do mercado financeiro, definido como o ato de conceder um bem, esperando a restituição igual ou superior ao investimento inicial. “Essa ação está fortemente vinculada a elementos subjetivos, como a confiança. O principal objetivo de conceder crédito é expandir as vendas, atrair novos clientes e manter os atuais, oferecendo facilidades na negociação com menores riscos e regularidade de pagamentos”, explica.

O Consultor do Sebrae ressaltou que o cliente não possui “direito ao crédito”, e as empresas têm autonomia para definir sua política interna de concessão. “Os “C’s” do crédito (Caráter, Condições, Capacidade, Capital e Colaterais) são fatores essenciais na análise de crédito, proporcionando uma avaliação abrangente da intenção de pagamento, situação patrimonial, habilidades empresariais e garantias extras.”

Sobre a política de crédito, Paulo Zatti afirmou durante a palestra que ela é fundamental na gestão das vendas a prazo, envolvendo normas que definem limites, valores, prazos, formas de cobrança e outros aspectos. Sobre as principais causas da inadimplência, foram ressaltadas situações como dificuldades financeiras, desemprego, falta de controle de gastos, atrasos de salários, doenças, má fé, entre outros fatores.

Em casos de inadimplência, o Consultor do Sebrae salientou que a cobrança, quando necessária, deve ser iniciada, negociada diariamente e, se necessário, negativada no SPC. O evento contou com participação de 80 pessoas, representando 56 empresas associadas à Acit.

TOLEDO

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