Acit comemora 56 anos de olho no futuro
Um café da manhã para autoridades políticas, lideranças empresariais, diretores, ex-presidentes e convidados, a diretoria da Associação Comercial e Empresarial de Toledo comemorou os 56 anos de fundação da Acit nesta quinta-feira (23).
Um café da manhã para autoridades políticas, lideranças empresariais, diretores, ex-presidentes e convidados, a diretoria da Associação Comercial e Empresarial de Toledo comemorou os 56 anos de fundação da Acit nesta quinta-feira (23). Na visão da atual presidente, Anaide Inês Holzbach de Araújo, a entidade historicamente sempre defendeu as principais bandeiras do desenvolvimento de Toledo e região e que em vários momentos isso se misturou com as lutas da própria associação. Mas a empresária lembra que há uma série de questões novas chegando e é preciso manter a união em torno das bandeiras para o desenvolvimento.
“O foco é o desenvolvimento da classe empresarial”, destaca Anaide, que lembra ainda da maioria dos 4.415 associados da Acit serem formados por micro e pequenos empresários “e precisamos estar na defesa dos interesses desses associados. Mais que isso: precisamos prepará-los melhor para os desafios. Tempos modernos trazem desafios gigantescos e a Acit está aqui para trazer conhecimento e inovação”.
ATUAÇÃO FORTE – Investindo numa gestão cada vez mais profissional, a Acit, reforça a presidente, “está jovem ainda, está em plena forma para os próximos anos”, mas destaca que “o que nos trouxe até aqui não vai nos levar daqui para frente”, aponta Anaide Holzbach, que prega a atualização constante e a resiliência como armas poderosas para enfrentar este novo momento.
A entidade tem uma presença muito atuante na sociedade, ao contrário de outras cidades onde a participação das associações comerciais é mais tímida. A atual presidente acredita que isso aconteça pelo perfil da cidade. “O associativismo é muito forte na região e na cidade principalmente. Além disso, tivemos sorte em ter presidentes que sempre se preocuparam muito com várias questões”.
Outro ponto destacado pela empresária é que a Região Oeste ficou relegada durante muito tempo pelas gestões estaduais e federais em questões estruturantes. “Tivemos de fazer uma força muito maior para poder aparecer e chamar a atenção para algumas demandas”, frisa a presidente que emenda: “Precisamos transformar esse cenário da nossa região. Conseguimos pouco. Precisamos de muito mais”. Por fim, Anaide Holzbach afirma: “Aqui a gente tem um povo que é diferenciado. Temos o associativismo na veia”.
PARCERIA – O ex-presidente Mario César Costenaro lembra que, em sua gestão, a Acit chegava a mil associados e hoje ultrapassa os 4 mil. “Meu reconhecimento a todos. Quando se olha para o desenvolvimento de uma cidade, quando se olha como a sociedade está organizada, a Acit espelha esse desenvolvimento”, destaca ele.
Costenaro comenta também que a parceria da Acit com a sociedade precisa ser fomentada e serve de exemplo para outras cidades. “A entidade tem uma força agregadora muito forte. Os pequenos se reúnem e reconhecem na Acit o ambiente para se desenvolver. Estar aqui é reconhecer ser preciso aprender e na Acit o aprendizado é compartilhado entre todos”. Mario Costenaro destaca ainda que a Acit é uma das melhores associações do Brasil. “Como é bom quando a gente trabalha integrado”, finaliza.
O prefeito Beto Lunitti ressalta que a Acit tem exercido um papel fundamental de desenvolvimento do município desde o início. “Ela tem sido um fórum de debates e de conexão com o poder público”, comenta o prefeito. Ele lembra que a entidade é feita de pessoas “e vem produzindo lideranças através da pluralidade de pensamentos e isso faz com que se crie um ambiente de novas ideias e novos negócios”.
Beto citou eventos criados neste período através da parceria “que melhora o ambiente para crescimento do município” e mencionou o trabalho dos núcleos setoriais que deixaram de ser apenas discussões pontuais para ampliar os assuntos das comunidades. “A Acit tem mostrado seu grande valor como entidade transformadora”, resume o prefeito.
Da Redação
TOLEDO