A formação do leitor infantil e a influência da leitura na aprendizagem
A formação leitora remete à escola, no entanto inicia-se logo após o nascimento ou antes dele. Faz-se necessário, esclarecer esta forma de pensar em relação a “leitura”. A leitura, é um processo de aprendizagem que ocorre a partir dos múltiplos desenvolvimentos: biológico-psicológico-sociológico e cultural, que o ser humano vivencia e que se inicia com a vida, se alimenta de todos os sentidos pela comunicação contextual, entre o emissor e o receptor, grafada ou não.
As crianças apropriam-se dos elementos históricos e culturais, que fazem parte do seu cotidiano, decorrentes das relações interpessoais e os transforma em intrapessoal, constituindo o processo de aprendizagem e gerando seu desenvolvimento, ampliando sua percepção, seus sentimentos, seus pensamentos, suas ações e construindo memórias para as próximas aprendizagens.
Neste contexto todo o entorno, inicialmente o espaço familiar, depois social e escolar, devem ser lugares onde a leitura acontece. Ela deve ser para e com a criança, que compreenderá a importância de ler. Ler o modo como sua casa se organiza, ler as cores, as formas, os odores, os sons, os desenhos, as placas e tudo o que for de seu convívio familiar e social. Leitura na hora do banho, antes de dormir, cantigas e músicas que fazem parte do cotidiano.
“O desenvolvimento de interesses e hábitos permanentes de leitura é um processo constante, que principia no lar, aperfeiçoa-se sistematicamente na escola e continua pela vida afora”, apontava Bamberger, 1991.
A partir do exposto, pode-se afirmar que as aprendizagens consolidadas, anteriormente a aprendizagem das letras, fonemas, palavras escritas, serão suporte para um leitor proficiente, que decodificará o texto, construirá sentido, compreenderá a qual gênero textual pertence, interpretará e fará retenção necessária para compreender as próximas leituras.
Para a formação deste leitor, a escola terá um papel fundamental, do momento que se inicia a escolarização (em nosso país na Educação Infantil), de incentivar e propiciar momentos de leitura: sem o código, leitura de imagens, contação de histórias, brincadeiras de faz de conta com materiais diversos, os quais criam possibilidades de produção de textos orais, no contexto da brincadeira e além disso, com a palavra escrita, com a leitura realizada pelo adulto leitor, de bons textos, que despertarão nas crianças o desejo de decifrar o código, como o adulto.
A Literatura Infantil é uma porta de entrada para o universo maravilhoso da leitura. Importantíssima na formação do ser humano, pois há uma gama de gêneros textuais que a compõem: fábulas, contos de fadas, contos maravilhosos, mitos, lendas, adaptações de grandes clássicos da literatura mundial, parlendas, trava-línguas, adivinhas, além de textos autorais narrativos e poéticos. Rico material repleto de histórias, memórias, diversidade cultural, fantasia, encantamento e valores humanos.
O uso da fantasia na literatura infantil é mais um recurso de adequação do texto ao leitor (…) já que a criança compreende a vida pelo viés do imaginário. A partir da transfiguração da realidade pela imaginação, o livro infantil põe a criança em contato com o mundo e com todos os seus desdobramentos.
(AGUIAR, 2001, p83).
Portanto, a leitura é uma prática que traz inúmeros benefícios aos leitores e quando estimulada desde a primeira infância, influenciará positivamente, desenvolvendo a concentração, memória, raciocínio e compreensão, estimulando a linguagem oral e ampliando a capacidade criativa e será favorável para as crianças enfrentarem situações cotidianas, construírem identidade e memória.
AGUIAR, Vera Teixeira de (Org.) Era uma vez… na escola: formando educadores para formar leitores. Belo Horizonte: Formato Editorial, 2001.
BAMBERGER, R. Como incentivar o hábito de leitura. São Paulo: Ática, 2000.
VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente. 4 .ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991a.
CANTARELLI, Adriana Gonzaga, et al. Proposta Pedagógica Curricular: educação infantil: rede pública municipal: região da AMOP. Cascavel: Ed. Do autor, 2020.
Neusa Melânia Bacca Koval
Professora/Psicopedagoga
Janeiro/2023