“A bandalha comemora”, detona deputado Denian Couto na Tribuna da Alep
O deputado estadual Denian Couto (Podemos-PR), usou a tribuna da Assembleia nesta quarta-feira (17/05) para chamar a atenção para a cassação do deputado federal Deltan Dallagnol (Podemos- PR). “A bandalha comemora. Aqueles que se envolveram com corrupção, com lavagem de dinheiro…estão todos eufóricos e felizes”. E avaliou: “Não é o Deltan que perdeu, coisa nenhuma. Quem perde é o Brasil. Quem perde é o Paraná. Quem perde é a moralidade na politica”.
Denian Couto, que é líder do Podemos na Casa, deixou claro que o Tribunal Regional Eleitoral no Paraná, havia liberado a candidatura de Deltan, considerando que ele era ficha limpa. Por outro lado, o agora presidente Lula, que foi condenado em três instâncias, não teve nenhuma sentença que o absolvesse de corrupção, foi considerado ficha limpa. “Lula escapou da inelegibilidade porque o processo da Lava Jato foi anulado e Lula deveria ter sido julgado de novo, por um outro juiz. Mas, como tem mais de 70 anos, e o prazo cai, os crimes prescreveram”. E cravou: “Então, é ficha Suja o Deltan e é ficha limpa o Lula. Em que momento o Brasil se perdeu? Em que momento o buraco que nós nos enfiamos chegou a esse ponto?”
A fala de Couto foi interrompida por outros dois colegas, Luis Fernando Guerra (União-PR) e Mabel Canto (PSDB- PR), que fizeram apartes para concordar com a indignação pelo que ocorreu na noite desta terça-feira, em Brasília.
Ex-coordenador da Força Tarefa da Lava Jato, Deltan Dallagnol foi eleito com 344.917 votos, a maior votação do Paraná. Mas, por unanimidade, o TSE invalidou o seu registro, atendendo a um recurso da federação Brasil da Esperança (PT/PCdoB/PV) no Paraná e pelo Partido da Mobilização Nacional. A alegação, negada pelo TRE-PR, era de que ele teria deixado de ser procurador com procedimentos administrativos pendentes no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).
Denian Couto alertou que, na sua avaliação, o próximo a ser cassado será o senador Sérgio Moro, “porque vivemos o governo da vingança”. E a população precisa ficar atenta. No domingo, às 15:oo haverá uma manifestação de apoio a Deltan Dallagnol em frente ao Ministério Público.
Da Assessoria Denian Couto