5º Rally Minas Brasil consagra os campeões em Araxá
Após mais um dia exigente com terreno escorregadio, Adrien Metge (motos); Denísio Nascimento/Gunnar Dums (UTV) e Rodrigo Aché/Kaíque Bentivoglio (carros) confirmam vitória na classificação geral
Campeões definidos no 5º Rally Minas Brasil, e com todo o merecimento. Afinal, Adrien Metge (motos); Denísio Nascimento/Gunnar Dums (UTV) e Rodrigo Aché/Kaíque Bentivoglio (carros) dominaram a prova de abertura do Campeonato Brasileiro de Rally Cross-Country desde o prólogo da quarta-feira (08) – um trecho cronometrado curto que define a ordem de largada do primeiro dia. Todos eles foram os mais rápidos nas duas primeiras etapas e chegaram à terceira em condição de administrar a boa vantagem.
Metge (Yamaha) não tirou a mão na especial do sábado (11) que, para as motos, foi encurtada para 113 quilômetros dos 186 quilômetros originais. A chuva insistente em torno de Araxá impediu que o helicóptero responsável pelo sinal de rádio para os competidores voasse com segurança. O francês superou Gabriel Soares (Honda) por 1min18 para gabaritar o Rally Minas Brasil sobre duas rodas.
“Estou feliz com a prova! O rally foi difícil com o piso escorregadio e o barro, era simples errar e cair, e eu consegui ficar sobre a moto o tempo todo e andar e em ritmo bom. A moto funcionou perfeitamente e a equipe fez um ótimo trabalho”, festejou o francês que, na edição 2022, perdeu a chance de vencer na geral por problemas mecânicos. Bissinho Zavatti (Honda) completou a disputa em segundo lugar, com Ricardo Martins (Yamaha) em terceiro.
Nos UTVs, Denísio e Gunnar não tomaram conhecimento dos 38 adversários – o maior grid da disputa. Mesmo concentrados em não correr riscos desnecessários e com uma diferença confortável para os principais concorrentes, ficaram com a quinta posição no último dia. Mais do que suficiente para levantar o troféu de campeões do 5º Rally Minas Brasil. “Foi uma prova fantástica, a organização está de parabéns. A chuva trouxe uma pimenta e deixou o rally ainda mais prazeroso e técnico. Para nós foi uma surpresa liderar desde o início. Nosso Can-Am X3 foi fantástico, obtivemos uma boa evolução e um acerto perfeito de suspensão, a equipe está de parabéns”, elogiou o piloto.
Para Rodrigo Aché (Ford Ranger V8 T1), foi a primeira vitória em uma prova do Brasileiro, justamente na estreia da parceria com Bentivoglio – bicampeão do Sertões (com Lucas Moraes). Um resultado conquistado diante de rivais de peso, como os companheiros Marcos Baumgart (atual campeão brasileiro) e Beco Andreotti, que terminaram em segundo.
“Andamos bem desde o prólogo, uma tocada muito entrosada com o Kaíque mesmo sendo nossa primeira prova juntos, ele é uma lenda desse esporte, além de um grande amigo. Parabéns à organização, o rally foi sensacional”, festejou Aché. “Fizemos uma prova maravilhosa, como tinha de ser, e estreamos com o pé direito”, completou Bentivoglio.
O 5º Rally Minas Brasil teve concentração no Grande Hotel Termas de Araxá – uma construção da década de 1940 em estilo neoclássico. O local encantou a todos os participantes por sua beleza e, principalmente, a acolhida. “O evento foi só elogios. Trazer o parque de apoio para a área de estacionamento do hotel foi uma das melhores decisões que já tivemos. Os competidores trouxeram suas famílias para se hospedar e passar dias agradáveis em Araxá e conhecer a região, bem como, também estar presente nas disputas. Destacando ainda a estrutura disponibilizada para as equipes de apoio que, durante os três dias trabalharam sem qualquer tipo de problema. Foi incrível”, encerrou o diretor geral do evento, Fernando Bentivoglio.
5º Rally Minas Brasil
Terceira etapa (113km – motos/186km – carros e UTVs)
Carros
1. Julio Capua / Du Sachs (Toyota GR Hilux T1+ / R.Mattheis) 2h28min50
2. Marcos Baumgart / Beco Andreotti (Ford Ranger V8 T1 / X Rally) 2h29min58
3. Rodrigo Aché / Kaíque Bentivoglio (Ford Ranger V8 T1 / X Rally) 2h30min01
4. Glauber Fontoura / Marcos Panstein (Toyota Hilux V8 T1 FIA / FD Rally) 2h34min20
5. Gunter Hinkelmann / Daniel Spolidorio (Ford Ranger V8 T1 / X Rally) 2h36min39
Motos
1. Adrien Metge (Yamaha WR 450F / IMS Yamaha) 1h29min11
2. Gabriel Soares (Honda CRF 450RX / Honda Racing) 1h30min28
3. Bissinho Zavatti (Honda CRF 450RX / Honda Racing) 1h33min28
4. Ricardo Martins (Yamaha YZ 450F / IMS Yamaha) 1h33min37
5. Martin Duplessis (Honda CRF 450RX / Honda Racing) 1h34min42
* especial encerrada no km 113 por questões de segurança
UTV
1. Cristiano Batista / Robledo Nicoletti (Can-Am Maverick / Transmáquinas) 2h26min44
2. André Hort / Henry Ritter (Can-Am Maverick / MH Racing) 2h30min29
3. Markus De Wit / Caio Spolidorio (Can-Am Maverick / De Wit Racing) 2h31min53
4. Fábio Pirondi / Marcelo Ritter (Can-Am Maverick / Cotton Racing) 2h32min25
5. Denísio Nascimento / Gunnar Dums (Can-Am Maverick / Bompack) 2h32min30
Classificação final
Carros
1. Rodrigo Aché / Kaíque Bentivoglio (Ford Ranger V8 T1 / X Rally) 7h41min42
2. Marcos Baumgart / Beco Andreotti (Ford Ranger V8 T1 / X Rally) 7h53min44
3. Glauber Fontoura / Marcos Panstein (Toyota Hilux V8 T1 FIA / FD Rally) 8h03min11
4. Marcos Moraes / Fábio Pedroso (Polaris RZR Pro R / MEM) 8h07min36
5. Mauro Guedes / Flávio França (Ford Ranger V8 T1 / X Rally) 8h27min22
Motos
1. Adrien Metge (Yamaha WR 450F / IMS Yamaha) 6h43min20
2. Bissinho Zavatti (Honda CRF 450RX / Honda Racing) 6h54min04
3. Ricardo Martins (Yamaha YZ 450F / IMS Yamaha) 7h02min05
4. Gabriel Soares (Honda CRF 450RX / Honda Racing) 7h07min26
5. Martin Duplessis (Honda CRF 450RX / Honda Racing) 7h16min45
UTV
1. Denísio Nascimento / Gunnar Dums (Can-Am Maverick / Bompack) 7h47min39
2. Fábio Pirondi / Marcelo Ritter (Can-Am Maverick / Cotton Racing) 7h54min42
3. Cristiano Batista / Robledo Nicoletti (Can-Am Maverick / Transmáquinas) 7h59min33
4. Gabriel Cestari / Jhonatan Ardigo (Polaris RZR Pro R / GHIA Motorsports) 8h03min37
5. Marcus Cotton / Lourival Roldan (Polaris RZR Pro R / Polaris Factory – Cotton Racing) 8h04min00
O 5º Rally Minas Brasil é uma realização da Rallymakers com apoio da Prefeitura Municipal de Araxá, Transmáquinas, GHIA Investimentos e Jeep Clube Araxá.
Liberdade de Ideias