24 Horas Torao Takada começa neste sábado e reunirá cerca de dois mil corredores
No Brasil existem várias provas de ultramaratonas que, certamente, são incríveis e uma delas acontece em Toledo. Um projeto que começou como uma homenagem ao idealizador das corridas no município e hoje é destaque a cada nova edição, trata-se da prova 24 Horas Torao Takada, Solo, Prova 100 Km e 24 Horas Kids. No ano em que Toledo comemora os seus 70 anos, a prova chega em sua 9ª edição e ela inicia às 10h deste sábado (23) e segue até domingo (24).
O potencial das 24 Horas é reconhecida nacional e internacionalmente pela organização de eventos esportivos. O Circuito Brasileiro de Ultramaratona (CBU) tem papel importante para a Ultramaratona, é através dele que a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) forma o Ranking Brasileiro de Ultramaratona (RBU). Atualmente, sete Estados (SP, AM, RN, CE, PR, ES e RJ) promovem ultramaratonas. A expectativa futura é que o Circuito atinja outros Estados através do interesse de outros organizadores, junto ao apoio das Federações Locais.
Nesta edição, a Associação Correr Toledo e demais organizadores aguardam aproximadamente dois mil atletas, entre adultos e crianças. Entre os participantes está o corredor Matheus Ehlers. Ele é natural de Tupanciretã (RS) e, atualmente, reside em Itajaí (SC). Ehlers participará pela primeira vez da prova e busca o índice para participar da seleção. A meta do corredor é fazer 240 Km no município, porque se concluir essa quilometragem poderá entrar para a seleção brasileira. No final do ano, os seis atletas com maior quilometragem em 24 horas serão os selecionados para participar das competições em 2023. “Minha área não é pista e correr, em Toledo, será um novo desafio. A minha última ultramaratona foi os 1000 Km Brasil e essa prova me despertou o interesse em participar de corrida neste estilo. “Decidi sair do meu emprego (área de vendas) para viver da corrida. Estou começando Educação Física e pretendo trabalhar só com corrida no futuro”.
Ehlers integra a Confederação de Atletismo do Paraná e como decidiu se dedicar a corrida montou um time para ele, com nutricionista, fisioterapeuta, treinador, psicólogo esportivo e demais profissionais. “São meus amigos e eles me apoiam. Amo correr; o meu objetivo é me especializar nas ultramaratonas de pista 24 horas e aumentar cada vez mais a quilometragem para levar o nome do Brasil em provas internacionais”.
Para a prova em Toledo, o corredor realizou os treinos e espera participar de uma grande festa no município. “Quando chega a hora da corrida é se divertir e rever os amigos que fizemos pelas redes através das corridas. Espero que a prova seja bem competitiva e faremos uma grande festa dentro e fora da pista”. Ehlers chega em Toledo na noite desta sexta-feira (22).
ESCAPE – Quem também chega na sexta-feira em Toledo é o Caveira. O policial penal Marcos Roberto Remedi participa pela segunda vez da prova. Corredor há sete anos, ele conta que começou em provas pequenas. “Gostava de futebol, mas tive uma lesão no joelho e então decidi correr e participo de ultramaratona. “A corrida não é a minha profissão, porque sou funcionário público do Estado de São Paulo. A corrida é a minha paixão, ela faz parte da minha vida e do meu cotidiano; a minha válvula de escape e me auxilia em muitos requisitos. A corrida é um esporte que amo de coração fazer”.
O sonho de Caveira também é conquistar o índice para representar o Brasil em provas. “Quero vestir a camiseta amarela e estou treinando forte para isso. Em tão pouco tempo de corrida, estou chegando próximo desse resultado; buscarei a minha marca em Toledo”.
Enquanto isso, a equipe da Associação Correr Toledo trabalha nos últimos preparativos para as 24 horas. Segundo a presidente Rejane Michels, o grupo começa preparar os kits dos atletas, separar os troféus e as medalhas, além de organizar a parte estrutural no Parque Ecológico Diva Paim Barth. “A expectativa para a prova está grande e, certamente, faremos um grande evento”.
Na oportunidade, uma das integrantes da Comissão Organizadora da prova e técnica desportiva da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel), Sandra Schossler, disse que Toledo tem sido destaque em diversos setores e o esporte é um deles. “A corrida é uma modalidade que tem muitos adeptos e de todas as faixas etárias. O importante é praticar um exercício físico e manter uma boa saúde”. A prova é organizada pela Associação Correr Toledo e tem o apoio da Secretaria, Itaipu Binacional, Biopark, Sicoob, Cima e demais patrocinadores.
Da Redação
TOLEDO