19º BPM comemora 168 anos da Polícia Militar do Paraná
Autoridades e familiares dos policias condecorados prestigiaram a solenidade em comemoração aos 168 anos da Polícia Militar do Paraná. As festividades ocorreram na manhã de quarta-feira (10), nas instalações do 19º Batalhão da Polícia Militar (BPM) de Toledo.
A Ordem do Dia do comandante-geral da Policia Militar do Paraná, Hudson Leôncio Teixeira, foi lida durante a cerimônia e trouxe momentos de reflexão. O texto fez um resgate histórico da corporação e enalteceu como a PM do Paraná evoluiu.
“Comemorar traz nostalgia e lembranças e isso nos faz voltar no tempo”, destacou o comandante do 19º BPM, o major Renato Marchetti. “Na Ordem do Dia, o comandante-geral foi muito sábio em fazer com que voltássemos para aquela época. Temos nos desenvolvido como corporação e cidadão”.
EVOLUÇÃO DA CORPORAÇÃO – Segundo Marchetti, no início dos trabalhos, a corporação enfrentou inúmeros desafios, mas com superação não deixou de cumprir seu papel diante da sociedade. “Na época tínhamos colete balísticos apenas para quem estava de serviço. Assim que acabava tinha que devolver o colete no almoxarifado. Com o armamento também não era diferente. Tínhamos que adquirir a própria arma para segurança pessoal. Por vezes, tiramos dinheiro do bolso para abastecer a viatura para podermos trabalhar. Mas esse tempo passou. Como era a segurança antigamente e como está hoje vemos como mudou graças ao trabalho”, enfatizou ao reforçar que a data era um dia de festa.
DEDICAÇÃO E COMPETÊNCIA – O prefeito de Toledo, Beto Lunitti, parabenizou a dedicação e competência da Polícia Militar do Paraná, especialmente, dos integrantes da área de abrangência do 19º BPM. “É um momento solene para a gloriosa PM”, salientou o prefeito. “A PM e todo o comando, em seu cotidiano, se colocam a serviço da população e darem sempre o melhor. Parabenizamos o trabalho e apoiamos a corporação”, afirmou.
A solenidade contou com a entrega de medalhas aos policiais condecorados. Além disso, o público também pode prestigiar o desfile da tropa.
Da Redação
TOLEDO